Às vésperas da primeira prova do próximo concurso nacional, muitos estudantes ainda não sabem como vai funcionar o Concurso Unificado 2024. Portanto, se você realizou sua inscrição, mas não sabe o que esperar, ou como as vagas estarão disponíveis, confira tudo o que você precisa saber abaixo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como vai funcionar o Concurso Unificado 2024?
Todos os concurseiros do Brasil já sabem que haverá o concurso unificado nacional ainda neste ano. Apesar da novidade, a disposição de vagas e os órgãos que estão participando ainda confunde os candidatos.
Portanto, para lhe ajudar nesse processo de análise do edital, confira abaixo em quais datas as provas serão realizadas e o que esperar dos próximos passos:
- Provas: 25 de fevereiro de 2024: dividida em dois momentos no mesmo dia: a) Provas objetivas com questões de conhecimentos básicos, aplicável a todos os candidatos; e 2) provas especiais e provas de tese por blocos temáticos, de acordo com os cargos e ocupações vagas.
- Divulgação dos resultados: conforme disposição do edital, o resultado das provas será divulgado em Abril.
Após a primeira etapa, a critério dos órgãos ou com base em lei específica da carreira, poderão ser somados pontos para titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de documentos, provas práticas, e etc.
Dessa forma, o exame acontece em um dia com provas objetivas especiais, incluindo uma tese por disciplina (prova discursiva). Depois de calculadas as notas dessas provas, aplicam-se os pontos especiais.
Assim, as notas são aplicadas com pontos especiais que cada órgão ou carreira deseja agregar no sentido acadêmico, qualificações e experiência, o que já é norma. Portanto, é como se houvessem vários concursos federais em um.
Quais órgãos participarão do concurso unificado?
Até o momento, os principais ministérios e instituições federais estão com vagas e cargos abertos no próximo certame. Portanto, você não é obrigado a competir por todos os órgãos, mas seleciona aquele que mais lhe agrada:
- MGI;
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP);
- Instituto de Estudos Econômicos Aplicados (IPEA);
- Escola Nacional de Administração Pública (ENAP);
- Advocacia Geral da União (AGU).
Sobre entrevistas e treinamentos, como provas físicas e etc, as determinações dependem de legislação específica, uma vez que algumas profissões possuem exigências legais ou outros tipos de provas.
Portanto, tenha em mente que apesar do concurso ser unificado, há a presença de etapas diferentes e exigências específicas, que variam de acordo com o cargo e também com o órgão. Essas definições também compõem o próximo concurso.
Dessa forma, nos casos em que a legislação aplicável exija etapas adicionais, como provas práticas, a instituição é responsável por cumprir esta etapa, que também compõe o concurso unificado, mas é uma ramificação do mesmo.
Se a carreira exige formação, é a mesma coisa. Assim, o órgão deve passar por treinamento na Enap ou não durante essa fase classificatória e eliminatória da prova.
Portanto, todos os detalhes do regulamento nacional da concorrência serão explicados após o registo voluntário dos órgãos, que se manifestaram em setembro do último ano quanto a participação e as novas etapas.
Em suma, o concurso federal poderá ser resumido da seguinte forma:
- Vários órgãos no mesmo concurso, para evitar várias provas públicas;
- Vários cargos para vários órgãos;
- Mesma prova para órgãos diferentes;
- Mesma banca para cargos diferentes e órgãos diferentes;
- Presença de etapas diferentes, de acordo com o cargo e com as exigências legais.