Como Vai Funcionar o Concurso Unificado em 2024?

Às vésperas da primeira prova do próximo concurso nacional, muitos estudantes ainda não sabem como vai funcionar o Concurso Unificado 2024. Portanto, se você realizou sua inscrição, mas não sabe o que esperar, ou como as vagas estarão disponíveis, confira tudo o que você precisa saber abaixo.

Vários alunos em sala de aula com professor
Fonte: Reprodução/Freepik

Como vai funcionar o Concurso Unificado 2024?

Todos os concurseiros do Brasil já sabem que haverá o concurso unificado nacional ainda neste ano. Apesar da novidade, a disposição de vagas e os órgãos que estão participando ainda confunde os candidatos.

Portanto, para lhe ajudar nesse processo de análise do edital, confira abaixo em quais datas as provas serão realizadas e o que esperar dos próximos passos:

  1. Provas: 25 de fevereiro de 2024: dividida em dois momentos no mesmo dia: a) Provas objetivas com questões de conhecimentos básicos, aplicável a todos os candidatos; e 2) provas especiais e provas de tese por blocos temáticos, de acordo com os cargos e ocupações vagas. 
  2. Divulgação dos resultados: conforme disposição do edital, o resultado das provas será divulgado em Abril.
Alunos em sala de aula fazendo concurso nacional unificado
Fonte: Reprodução/Freepik

Após a primeira etapa, a critério dos órgãos ou com base em lei específica da carreira, poderão ser somados pontos para titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de documentos, provas práticas, e etc.

Dessa forma, o exame acontece em um dia com provas objetivas especiais, incluindo uma tese por disciplina (prova discursiva). Depois de calculadas as notas dessas provas, aplicam-se os pontos especiais.

Assim, as notas são aplicadas com pontos especiais que cada órgão ou carreira deseja agregar no sentido acadêmico, qualificações e experiência, o que já é norma. Portanto, é como se houvessem vários concursos federais em um.

oportunidades

Concurso Receita Federal 2024

Inscrições, Vagas, Apostilas e Edital.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Quais órgãos participarão do concurso unificado?

Até o momento, os principais ministérios e instituições federais estão com vagas e cargos abertos no próximo certame. Portanto, você não é obrigado a competir por todos os órgãos, mas seleciona aquele que mais lhe agrada:

  1. MGI;
  2. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP);
  3. Instituto de Estudos Econômicos Aplicados (IPEA);
  4. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP);
  5. Advocacia Geral da União (AGU).
Alunos fazem concurso público com lápis e papel
Fonte: Reprodução/Freepik

Sobre entrevistas e treinamentos, como provas físicas e etc, as determinações dependem de legislação específica, uma vez que algumas profissões possuem exigências legais ou outros tipos de provas.

Portanto, tenha em mente que apesar do concurso ser unificado, há a presença de etapas diferentes e exigências específicas, que variam de acordo com o cargo e também com o órgão. Essas definições também compõem o próximo concurso.

Dessa forma, nos casos em que a legislação aplicável exija etapas adicionais, como provas práticas, a instituição é responsável por cumprir esta etapa, que também compõe o concurso unificado, mas é uma ramificação do mesmo.

Estudante em biblioteca, com luminária, lápis, papel e notebooks
Fonte: Reprodução/Freepik

Se a carreira exige formação, é a mesma coisa. Assim, o órgão deve passar por treinamento na Enap ou não durante essa fase classificatória e eliminatória da prova.

mais acessados

Concurso ANTT 2024

Inscrição, edital e dicas para passar.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Portanto, todos os detalhes do regulamento nacional da concorrência serão explicados após o registo voluntário dos órgãos, que se manifestaram em setembro do último ano quanto a participação e as novas etapas.

Em suma, o concurso federal poderá ser resumido da seguinte forma:

  1. Vários órgãos no mesmo concurso, para evitar várias provas públicas;
  2. Vários cargos para vários órgãos;
  3. Mesma prova para órgãos diferentes; 
  4. Mesma banca para cargos diferentes e órgãos diferentes;
  5. Presença de etapas diferentes, de acordo com o cargo e com as exigências legais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.