Com certeza, 2024 é o ano dos concurso públicos e, considerando essa lista extensa de vagas e cargos em aberto, o concurso Ministério do Desenvolvimento é um dos que mais se destaca. Portanto, se você tem o sonho de conquistar uma vaga incrível nos cargos públicos federais neste ano, sua vaga está esperando.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Vai ter concurso Ministério do Desenvolvimento em 2024?
O Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Antônio Waldez Goes da Silva, encaminhou solicitação ao Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos para organizar uma nova contratação do MDR, em 02/2023.
Assim, desde a chegada do Governo Lula no início de 2023, os novos Ministérios instaurados pelo Presidente, têm se movimentado pela execução de novos concursos para nomeação de pessoas às cadeiras vagas.
De acordo com o comunicado, existem cerca de 150 vagas abertas destinadas a reforçar a capacidade operacional, melhorar as condições operacionais e a composição de funcionários do ministério.
Desta forma, a presença de 150 cargos vagos implica no retardo das atividades do Ministério. Assim, a necessidade de realização de novo concurso é eminente. Logo, o Ministro procurou realizar o concurso ainda em 2023.
No entanto, desde a publicação do comunicado acerca da solicitação pelo novo edital, a escolha da banca retardou o processo, que ocorrerá somente em2024, após 1 ano de retomada das atividades normais do Ministério.
Aos concurseiros que esperaram pela liberação de vagas no Ministério, a espera foi longa: o último concurso ocorreu em 2013, 11 anos atrás. O Ministério é uma fusão do MC – Ministério das Cidades ou MI – Ministério da Integração Nacional.
O que faz o Ministério do Desenvolvimento Regional?
O MDR foi criado em janeiro de 2019, como o desafio de integrar uma única pasta, de diferentes políticas públicas relacionadas à infraestrutura urbana e à promoção do desenvolvimento regional e produtivo.
O objetivo das atividades da pasta é apoiar os quase 6 mil municípios do Brasil na melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Portanto, em razão disso, o certame faz parte da lista de concursos federais de 2024.
Assim, foi construído e instaurado através da fusão dos anteriores Ministérios das Cidades (MCs) e do Ministério da Integração Nacional (MI) e adaptado para otimizar a gestão de programas, recursos e finanças.
10 concursos de nível técnico para ficar de olho em 2024
Vagas e Edital
O edital ainda não foi publicado. No entanto, de acordo com as disposições, vagas e requisitos do último edital, há alguns requisitos específicos para cada uma das vagas que espera-se para o próximo edital de 2024.
Assim como o último certame, mais de 130 vagas serão distribuídas. Dentre elas, há cargos vagos para diversos cargos. Portanto, fique de olho nas especificações próprias de cada uma das vagas. Confira mais abaixo:
- Cargo de Analista Administrativo: bacharelado em Direito, Administração ou Contabilidade é requisito mínimo para assumir uma das vagas.
- Engenheiro Agrônomo: bacharelado em Engenharia Agrônomaa é requisito mínimo para assumir uma das vagas.
- Engenheiro Civil: bacharelado em Engenharia Civil é requisito mínimo. Assim, curso técnico em edificações não conta para este critério de escolaridade.
- Administrador: bacharelado em Administração ou Direito, como requisito mínimo.
- Assistente Técnico em Administração: ensino médio completo é o requisito mínimo, mas bacharelado em Administração, Direito ou curso técnico em Administração permite com que os candidatos pontuem mais.
Assim, além dos cargos mencionados, ainda há possibilidade de disposição de vagas para os cargos de Agente Administrativo, Contador, Arquivista, Economista, Estatístico, e outros cargos. Portanto, a dica é esperar a publicação do edital.