Pensando em trocar o uniforme do trabalho pela farda da Polícia Militar? Confira abaixo a lista do Concurso Polícia Militar 2024 e organize seu cronograma de estudos para garantir a aprovação no Concurso Polícia Militar 2024 ainda este ano.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Concurso Polícia Militar 2024
A carreira policial é uma boa escolha, pois pode levar a avanços na carreira, aumentos salariais, status mais elevado, segurança financeira e, finalmente, uma melhor qualidade de vida.
Dentro dos concursos públicos estaduais, é necessário passar por um processo seletivo para subir na hierarquia, patente e garantir melhores salários e aumento na qualidade do exercício do profissional.
No entanto, isso muda os empregos e planos de carreira para o pessoal do serviço estadual, conforme definido por cada estado da federação. Portanto, cada estado possui uma avaliação específica cobrada dentro dos certames da PM.
A lei prevê pelo menos quatro promoções automáticas com base na antiguidade. Portanto, não há necessidade de contar com vagas para tais cargos ou graus, em razão do tempo de serviço de cada militar.
Outra forma de ser promovido dentro da Polícia Militar é deixar uma marca ao longo da carreira policial, como bravura, fidelidade e disposição para proteger a sociedade.
Assim, falamos sobre atos de coragem, ou quando o militar faz algo que beneficia a sociedade, além de suas atribuições e atividades próprias da profissão. Portanto, vale a pena analisar os concursos abertos e editais previstos.
A hierarquia da Polícia Militar é dividida em Grupos, Quadras e Oficiais, que também se dividem em patentes, com suas respectivas responsabilidades e premiações. Quanto maior a sua classificação, mais você ganha.
Editais Abertos e Previstos
Ao analisar os editais abertos e previstos para os concursos da Polícia Militar, alguns concurseiros se questionam sobre a necessidade de experiência para atuação na área.
A resposta é simples e objetiva: não é necessário experiência. Ao invés de ir direto para a cidade depois de passar em uma competição oficial, os oficiais recém-formados primeiro frequentam um curso de treinamento de soldados.
Assim, os policiais militares terão essencialmente uma escola que fornece uma base completa para a futura admissão do novo oficial, além de integração às funções de policial militar.
Portanto, a experiência não faz parte dos requisitos mínimos exigidos em edital. Ademais, sabendo dos requisitos exigidos, é hora de analisar os editais e os principais sites que fornecem essas informações.
Assim, o valor do trabalho insalubre não surge até que ele esteja nas ruas. O curso tem a duração de dois anos, sendo 6 meses de formação de base, 6 de formação específica realizada os restantes 12 meses de estágio supervisionado.
Confira abaixo a lista dos principais sites com editais abertos e previstos:
- JCC Concursos: lista de editais abertos.
- Polícia Militar do Estado de São Paulo: lista de editais abertos.
- Nova Concursos: lista de editais abertos.
Cronograma e estudos
Conforme estipulado no artigo 3º do Decreto nº 52.054/07, a jornada de trabalho dos policiais militares que exercem funções administrativas é de 40 horas semanais.
Para os trabalhadores do campo, ou seja, trabalhadores das ruas, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais em turnos, 12 horas de serviço e 36 horas de férias, o que também está estipulado no mesmo Decreto, mencionado acima.
No entanto, isso pode variar dependendo da função e localização do oficial dentro da instalação. Portanto, recomendamos que leia o edital do concurso e as disposições em edital.
Assim, para garantir a aprovação, procure introduzir em seus estudos apostilas e cursos que garantirão sua aprovação:
- Apostilas Gratuitas PM: acesse o link.
- Estratégia Concursos: acesse o link.