Concurso Polícia Militar MA 2024: Inscrições, Edital e Apostilas

O Concurso Polícia Militar MA 2024 está em andamento. Publicado em 2023, o edital para provimento de vagas para a Polícia Militar do Maranhão está em andamento e a homologação dos resultados finais não deve demorar. Consulte abaixo todos os andamentos do concurso e se prepare para os próximos.

Concurso Polícia Militar MA 2024
Fonte: PM MA Imagens

Concurso Polícia Militar MA 2024: andamento

No primeiro semestre de 2023 publicou o concurso para provimento de vagas para carreira de Oficial. Até então, o órgão possuía 34 vagas abertas para ampla concorrência e 11  vagas para Pretos, totalizando 43 vagas ao total.

As oportunidades contavam com uma lista extensa de requisitos que precisam ser cumpridos por todos os aprovados. Portanto, para se tornar um Policial Militar no estado, há requisitos subjetivos e requisitos próprios do concurso.

Assim, o salário base inicial é de R$ 5.046,94, que sofre alterações de acordo com a titulação do militar, com o plano de carreira, e também com os benefícios previstos em legislação.

 Policiais fardados
Fonte: PM MA Imagens

Os candidatos precisavam se inscrever por meio do processo seletivo para o Curso de Formação de Oficiais da PMMA PAES 2023 no site da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) até o dia 11 de agosto do mesmo ano.

Assim, para todos os candidatos, havia necessidade de realizar o pagamento da taxa de inscrição, avaliada em R$ 60,00. Além disso, o edital previa possibilidades de isenção, de acordo com a condição do candidato.

Portanto, ainda não há mais previsões para realização de próximo concurso para a Polícia Militar do Estado do Maranhão. Assim, fique de olho nos editais abertos para a carreira policial ou continue estudando até a publicação do próximo.

mais acessados

Concurso Polícia Rodoviária Federal 2024:

Edital, Inscrição e Vagas.
Conferir
Você permanecerá no site atual

Vale dizer que além dessa oportunidade, o concurso Polícia Penal 2024 está com excelentes oportunidades para os concurseiros de plantão. Vale a pena conferir!


Requisitos para ser PM no Maranhão

Há uma lista extensa de requisitos que precisam ser cumpridos pelos militares para ocuparem o cargo de Militar no Maranhão. Portanto, analise a lista, que se trata de requisitos subjetivos, ou seja, referentes à fisiologia e vida do candidato:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado; 
  • Possuir entre 18 e 35 anos, no máximo: o requisito vale para o dia da inscrição no concurso.
  • Se o candidato do sexo masculino cumpriu tempo no Exército Brasileiro: não pode ter sido demitido, licenciado ex officio ou excluído (o mesmo vale para as Forças Armadas);
  • Se ocupante de órgão público, não poderá ter sido exonerado do cargo através de medida administrativa ou decisão judicial;
  • Saber nadar: o teste será realizado em prova de aptidão física, e vale para candidatos do sexo feminino e masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais, além de estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos;
  • Sem tatuagens ofensivas ou indicativas de gangues, facções ou ofensivas à determinados grupos, terroristas ou extremistas, discriminatórias, preconceituosas, racistas, que façam distinção de sexo, cor ou sejam xenofóbicas, que induzam à violência, à atos sexuais ou libidinosos, ideologias criminosas, nazistas ou ilegais (como drogas).
Concurso Polícia Militar MA 2024
Fonte: Edital PM MA | Gran Cursos Online

Portanto, além dos requisitos mencionados acima, há outros fatores mencionados na lista, sob pena de desclassificação e impossibilidade de assumir o cargo, conforme disposição em edital.

➜ Confira também: Concurso Polícia Penal 2024!

Assim, lembre-se: ainda com avaliação máxima nas provas e em todas as etapas do concurso, se os requisitos acima forem desrespeitados, não haverá possibilidade de você assumir o cargo.

Etapas normais do concurso

 
 Polícia Militar MA em formação
Fonte: PM MA Imagens

Os candidatos do concurso da PM MA passarão por seis etapas de avaliação:

  1. Teste PAES/202 (UEMA) teste mental;
  2. Exames médicos, biométricos e odontológicos;
  3. Teste de aptidão física;
  4. Avaliação psicológica;
  5. Avaliação documental;
  6. Curso de Formação de Oficiais (UEMA/PMMA) e exame social e funcional.

Todas as etapas do concurso possuem caráter eliminatório, ou seja, caso o candidato não possua pontuação suficiente, será desclassificado.

Assim, caso tenha se interessado, não desista pela ausência de edital. Há várias outras oportunidades abertas se você quer se tornar um policial militar. A fase de concursos requer persistência, não desista. Bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.