Concurso TJ AP 2024: Inscrições, Vagas e Edital Previsto

Os candidatos que aguardam pelos próximos editais para o estado do Amapá já podem comemorar, pois o concurso TJ AP 2024 está na lista dos próximos editais e as nomeações ocorrerão ainda no primeiro semestre de 2024. Portanto, separe papel e caneta e organize seu cronograma de estudos para ser aprovado.

Logotipo TJAP - Tribunal de Justiça do Estado do Amapá
Fonte: Reprodução | TJAP Imagens

Concurso TJ AP 2024: edital e requisitos

Com certeza, 2024 está recheado de oportunidades para quem quer trabalhar na área do Judiciário. Assim, TJAP – Tribunal de Justiça do Amapá publicou no final do segundo semestre de 2023 o próximo edital e certame.

O documento, desta forma, visa a nomeação de candidatos e servidores efetivos para os cargos de analista (e várias especialidades), e também para os cargos de técnico (com requisitos apenas para nível médio).

A competição é organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e as provas objetivas estão previstas para acontecer no dia 2 de março de 2024. São ao todo 58 vagas para nomeações e imediatas, além do CR – Cadastro reserva.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO AMAPÁ - assembleia com magistrados do tribunal
Fonte: Reprodução | TJAP Imagens
  • Prazo para inscrições: os candidatos interessados deverão se inscrever entre os dias 13 de novembro e 21 de dezembro de 2023.
  • Médias salariais: os cargo de analista, que exigem nível superior, possuem salários de R$ 8.508,30. Além disso, os cargos de técnico judiciário (que exigem ensino médio) possuem médias salariais de R$ 6.539,48.

Além dos salários já mencionados, os candidatos aprovados também receberão outros benefícios que serão incluídos no salário: auxílio alimentação, plano de saúde e outros adicionais de acordo com as funções e títulos do candidato.

Além disso, de todas as vagas disponíveis, o documento também prevê destinação de cargos (5% das vagas) para PCD, autodeclaração de pretos e pardos:

Deficientes, art. 37, § 1º da Portaria nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999; e 20% dos candidatos que se autodeclararem pretos/pardos de acordo com a Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014.

Desta forma, a lista de concursos públicos 2024 conta com várias oportunidades e você não pode deixar de aproveitá-las. Organize seu cronograma de estudos e seja aprovado ainda nesta ano.

mais acessados

Concurso Polícia Federal (PF) 2024

Inscrição, Vagas e Edital.
Conferir
Você permanecerá no site atual

Requisitos e cargos do TJAP 2024

Basicamente, 2 cargos estão disponíveis para nomeação do Tribunal de Justiça de 2024: há vagas para analista e técnico. O primeiro, dessa forma, exige nível superior, e o segundo apenas nível médio.

  • Para os cargos de analista, há especialidades específicas exigidas para nomeação:
  1. Analista especialista em Administração; 
  2. Assistente Social;
  3. Biblioteconomia/Documentação;
  4. Contador;
  5. Estatístico; 
  6. Pedagogo;
  7. Psicólogo;
  8. TI – Segurança da Informação;
  9. TI – Telecomunicações; 
  10. TI – Banco de Dados; 
  11. Desenvolvedor de Sistemas; 
  12. Controle Interno;
  13. Execução de Mandados; 
  14. Analista Judiciário – Direito.
Fachada TJAP
Fonte: Reprodução | TJAP Imagens

Assim, os cargos de analista preveem ensino médio e também TI – Técnico da Informação. Portanto, se você estiver em fase de conclusão do seu curso técnico, não deixe de prestar. Mais informações disponíveis no edital.

Como será feita a prova do TJAP 2024?

Agora que você já sabe os cargos, tenha em mente que a oportunidade é variada: organize seu cronograma de estudos para este, e outras provas do TJ ao redor do Brasil. Assim, você terá um cronograma que atende mais de um edital.

A aplicação das provas ocorrerá na cidade de Macapá/AP, capital do estado. Além disso, em questão de prova, os candidatos serão avaliados somente em prova de conhecimentos gerais e específicos.

Fachada TJAP Macapá
Fonte: Reprodução | TJAP Imagens

Se interessou pelo concurso público? Acompanhe as etapas da prova e já se prepara para sua aprovação. A fase de concursos não é simples, mas os resultados valem a pena. Bons estudos!

  1. Prova de conhecimentos Gerais e Específicos;
  2. Perícia Médica (para candidatos PcD);
  3. Etapa de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.