Concurso TRE MG 2024: Edital, Inscrição e Vagas

Caro concurseiro, de olho no Concurso TRE MG 2024? Os concursos em 2024 estão à todo vapor. Assim, para quem ainda não sabe, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais terá concurso para este ano, com vagas para o cargo de nível médio e técnico. Portanto, confira tudo sobre o Concurso TRE MG 2024.

Concurso TRE MG 2024
Fonte: Reprodução/TRE Google Imagens

Concurso TRE MG 2024

Para realização de um novo concurso, é necessário que hajam dois elementos cruciais para realização:

  1. Previsão no LOA: cada concurso precisa de precisão no orçamento público pra que seja realizado.
  2. Licitação: após a previsão no LOA, o órgão deverá realizar uma licitação para escolha e seleção da banca realizadora, e responsável pela publicação do edital e aplicação das provas.

Para o TRE de Minas Gerais, não será diferente. Após aprovação em orçamento, o tribunal está preparando o próximo edital e o próximo concurso público a ser realizado.

Assim, o Tribunal Eleitoral de Minas Gerais respondeu aos questionamentos do Sitraemg (Sindicato dos Trabalhadores Judiciais de Minas Gerais) sobre a contratação de novos dirigentes.

Concurso TRE MG 2024
Fonte: Google Imagens

De acordo com o órgão, o próximo concurso visa preencher as vagas remanescentes e previstas no TRE, sobretudo em razão do grande lapso temporal desde a realização do último concurso.

Como o objetivo da realocação é o preenchimento de vagas, é importante ressaltar que os concursos de remoção ocorrerão antes da realização dos concursos públicos de promoção de vagas abertas.

Além disso, o TRE MG informou à época que o processo de impeachment já havia sido denunciado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Assim, há pelo menos 6 anos o tribunal está analisando a possibilidade de realizar o concurso.

Assim, o último concurso do TRE MG foi realizado em 2014 e ofereceu vagas para engenheiros jurídicos de diversas especialidades. Portanto, espera-se que sejam distribuídas vagas para nível médio e superior.


Vagas, Edital e Inscrições

O responsável pela realização do próximo concurso é a banca Consulplan. Portanto, para analisar o edital e consultar as vagas disponíveis, acesse o link e verifique o edital e as vagas abertas.

Assim, o Sindicato dos Trabalhadores do Ministério da Justiça de Minas Gerais (Sitraemg) manifestou interesse em realizar um novo concurso para preenchimento de vagas de servidores.

Concurso TRE MG 2024
Fonte: Google Imagens

O comunicado, enviado em maio de 2022, aponta para a possibilidade de um novo anúncio público para os funcionários a pedido do próprio Sitremg sobre as modalidades de remoção.

Concurso TRE MT 2024

Concursos Federais 2024

Editais Abertos e Previstos

Este documento também se refere ao comunicado do órgão sobre as manifestações mencionadas anteriormente. Assim, com a participação de vários Tribunais Locais Eleitorais (TREs), um novo edital do concurso unificado do TSE pode estar mais próximo do que nunca.

De acordo com o Decreto nº 24, de março de 2023, há um total de 87 vagas. Destes, 21 são analistas forenses e 66 são técnicos forenses. Para acessar o teor do decreto, acesse pelo link.

Cronograma de Estudos

O cronograma próprio do concurso TRE é uma das partes mais importantes do estudo. As vagas procuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Municipais Eleitorais (TRE) para preenchimento.

Concurso TRE MG 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

Mas qual será a estrutura e as etapas da competição? Assim, pela Resolução 23.391 do TSE, as disputas da justiça eleitoral devem conter provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos.

A área de conhecimento geral deve cobrir quatro fundamentos:

  • Gramática – portuguesa e interpretação.
  • Conhecimentos de informática;
  • Regulamentos Aplicáveis ​​aos Funcionários Federais;
  • Os regimentos dos respectivos tribunais.

Também podem ser utilizadas provas discursivas, que devem abordar temas atuais e podem ser pertinentes a temas relacionados ao ramo de atuação ou área de atuação do cargo.

Os tribunais exigem o pagamento de taxas para a realização das provas. Nos termos da Resolução nº 23.391, para os cargos de técnico jurídico do setor público, segurança profissional. Bons Estudos! 

https://www.youtube.com/embed/GOBg29o8VGk

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.