Concurso TRE RO 2024: Edital, Inscrição e Vagas

O cenário de concurso em 2024 anda turbulento: mais do que isso, a grande maioria dos candidatos voltaram seus olhos ao Concurso TRE RO 2024. Além dele, várias regiões passarão por concurso unificado ainda neste ano. Assim, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o Concurso TRE RO 2024.

Concurso TRE RO 2024
Fonte: iStock Imagens

Concurso TRE RO 2024

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) é um órgão que tem posicionou-se sobre a sua participação do próximo certame público, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O decreto global está previsto para ser publicado em 2023 e visa prever que as jurisdições eleitorais regionais de forma centralizada preencham as vagas de emprego.

Desta forma, o TRE de Rondonia é um dos que mais se destaque pela presença de vagas. Assim, certamente, quanto maior for o número de vagas disponíveis, maior será o número de candidatos nomeados ao final do concurso.

Concurso TRE RO 2024
Fonte: Reprodução TRE RO Imagens

As 14 vagas somente para o órgão, ambas compreendidas como vagas de cargo direto ou nomeação imediata, além de formar um quadro reserva, dividido entre os cargos de Técnico e Analista Criminal intermediário e pós-secundário.

Assim, para os candidatos que não conhecem, ou não estão familiarizados com o tema, é possível que cada concurso (ou órgão participante), preveja vagas imediatas ou ainda, que faça previsão de cadastro reserva.

Para o presente concurso, o órgão em Rondônia solicitou 14 vagas (divididas em suas respectivas áreas), sem que haja cadastro reserva. Ou seja, uma vez aprovado, todos serão nomeados para assumirem vagas que já estão abertas.

A última licitação do TRE RO foi realizada em 2013 e já foi encerrada. Atualmente, a organização conta com 11 oportunidades de trabalho, veja mais informações na matéria.

Confira as oportunidades para os Concursos de Nível Médio 2024.


O que estudar para ser aprovado?

A disputa por uma vaga no órgão eleitoral é um dos concursos mais esperadas de 2023. As vagas serão preenchidas pelos Tribunais Superiores Eleitorais (TSE) e pelos Tribunais Territoriais Eleitorais (TRE) que desejarem preencher as vagas.

O certame valerá para a grande maioria dos estados brasileiros. Assim, de acordo com a Resolução TSE nº. 23.391, as provas de integridade eleitoral devem conter provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos.

Para acessar a legislação, clique no link.

Concurso TRE RO 2024
Fonte: Reprodução TRE RO Imagens

Em conhecimentos gerais, nota-se a presença de, ao menos, quatro matérias, cobradas de todos os candidatos, independente da vaga almejada, quais sejam:

  1. Gramática portuguesa e interpretação de textos;
  2. Conhecimentos de informática;
  3. Regras aplicáveis ​​a funcionários do governo federal;
  4. Regulamento do tribunal correspondente.

Além disso, haverá presença de provas retóricas (discursivas), que devem tratar do tema atual e podem tratar de tema relacionado ao ramo de atividade ou profissão do local de trabalho.

Concurso TRE PI 2024

Concurso Receita Federal 2024

Inscrições, Vagas, Apostilas e Edital.

ATENÇÃO AOS DETALHES:

De acordo com a Resolução nº 23.391, para os cargos de Técnico Forense, Técnico Especialista em Administração e Segurança, realizar-se-á testes de aptidão física de acordo com as normas e condições especificadas no edital.

O estratégia Concursos está com apostilas gratuitas, focadas exclusivamente no edital do TRE. Portanto, para garantir sua aprovação, acesse o link e comece a estudar hoje mesmo!

Concurso Tribunal de Contas da União 2024: Inscrições, Edital e Apostilas.

Vagas disponíveis e edital

A nova competição consolidada do TRE fornecerá técnicos e analistas forenses. Assim, há vagas previstas para os mais diferentes estados do Brasil. Portanto, segundo levantamento feito pela FolhaDireda, além do TSE, 15 TRE confirmaram.

Concurso TRE RO 2024
Fonte: Reprodução TRE RO Imagens

Oficialmente o interesse em participar da seleção os seguintes estados:

Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Ceará, Sergipe, Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Sul, Maranhão e Paraná – informação extraída do site – acesse o link

Todo o orçamento já disponível ficará concentrado no Supremo Tribunal Eleitoral, que escolhe as bancadas e faz projeções de candidaturas. Assim, será do órgão que as demais definições do concursos deliberadas.

Assim, espera-se que o Cespe seja o responsável pela prova. Neste concurso final, os candidatos só podem candidatar-se a um tribunal onde haja vaga. Portanto, comece a estudar hoje mesmo. Bons estudos! 

https://www.youtube.com/embed/W_Venfc_gQQ
 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.