Concurso UFC 2024: Edital, Cargos e Inscrição

Com banca definida e edital quase publicado, o concurso UFC 2024 faz parte dos certames públicos que ocorrerão no primeiro semestre do ano. Desta forma, inicie os estudos antes do edital e saia na frente dos demais candidatos. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o certame.

Concurso UFC 2024: logotipo Universidade Federal do Ceará
Fonte: Reprodução | UFC Imagens

Concurso UFC 2024: edital e requisitos

Com certeza, 2024 é um ano excelente para quem deseja atingir uma das vagas disponíveis nas áreas de educação. Desta forma, a Universidade Federal do Ceará também terá edital publicado no primeiro semestre.

Desde maio de 2023, a banca está definida, mas a instituição precisou aguardar pela liberação de verba para realização do próximo edital, que ficou para o ano de 2024.

Assim, a CETREDE – Fundação de Cultura, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico estará responsável pela realização das provas e da organização de todo o edital contendo vagas e oportunidades.

Foto fachada de entrada UFC 2024
Fonte: Reprodução | UFC Imagens

Até o momento, a maior carência da Universidade está nos cargos de nível técnico administrativo. Portanto, as previsões do concurso UFC 2024 estarão voltadas às oportunidades de nível médio e técnico.

Considerando que a Universidade aguardava pela liberação de verba para realização do concurso públicos 2024, os candidatos deverão ter acesso ao edital de publicação agora no primeiro semestre do ano.

  • Anúncio do concurso: realizado em setembro de 2023;
  • Definição da banca: setembro de 2023;
  • Cargos disponíveis: técnico administrativo;
  • Vagas disponíveis: a definir;
  • Edital: publicação provável no primeiro semestre de 2024;

Considerando as informações publicadas, os concurseiros poderão dar início aos estudos considerando as provas antigas já aplicadas pela banca. Ou seja, através do site, elabore um cronograma de estudos analisando o que já foi cobrado.

Concurso UFC 2024: foto fachada Universidade Federal do Cea'ra - NPDM
Fonte: Reprodução | Universidade Federal do Ceará
  1. Requisitos para o cargo de técnico administrativo: o cargo requer diploma de nível médio; no entanto, se o candidato possuir bacharelado em administração ou curso técnico em administração, valerá na etapa de títulos.

Além disso, há um número de matérias específicas mais cobradas em certames públicos que você poderá introduzir no seu cronograma de estudos para garantir a aprovação. Portanto, não aguarde o edital para começar a estudar.

oportunidades

Concurso CRAS 2024

Edital, Salários e Inscrição.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quanto ganha um servidor da UFC?

Com o concurso UFC 2024 eminente, é hora de iniciar os estudos. Desta forma, a dica de ouro para passar na frente dos candidatos é iniciar a etapa de preparação antes mesmo da publicação do edital.

Além disso, de acordo com a publicação no Diário Oficial, as médias salariais variam de R$ 1.400 até R$ 9mil somente para o cargo de técnico administrativo em educação.

Concurso UFC 2024: foto fachada universidade federal do Ceará
Fonte: Reprodução | UFC Imagens

Para garantir os salários mais altos, é necessário que o candidato possua maiores títulos. Portanto, bacharelado, especialização e mestrado garantirão rendimentos mais altos ao candidato aprovado.

Além disso, a instituição também oferece benefícios ao candidato, além de gratificações por tempo de serviço. Assim, para um cargo de nível médio, é um dos maiores salários de servidores.

O que estudar para a prova da UFC 2024?

Considerando que o edital ainda não foi publicado, a organização do cronograma de estudos deverá considerar as etapas aplicadas em certames anteriores da Universidade Federal do Ceará.

Desta forma, espera-se pela realização do concurso UFC 2024 em 3 etapas diferentes:

  1. 1ª Etapa – Prova Objetiva: aplicação de prova com questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório classificatório;
  2. 2ª Etapa – Avaliação de títulos;
  3. 3ª Etapa – Procedimentos pré-admissionais: procedimento padrão anterior à nomeação dos candidatos aprovados.

Desta forma, as etapas poderão sofrer alterações de acordo com a publicação no próximo edital. Assim, inicie seus estudos considerando a 1ª etapa, que é obrigatória. Bons estudos!

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cindy Lima Borges
Professora de Direito, Filosofia e Sociologia. Especialista em Direitos Humanos, Filosofia e História. Viciada em escrita, apaixonada em música e sala de aula.