Concurso USP 2024: Inscrições, Cargos e Abertura de Edital

Com certeza 2024 é o ano dos concurso e, dentre as infinitas possibilidades de ingressar no serviço público, o concurso USP 2024 é um dos que mais se destaca para quem quer ter estabilidade, ser tornar um servidor mas não quer sair da vida acadêmica. Portanto, se é o seu caso, saiba tudo sobre o próximo concurso.

Homem utiliza caneta para realizar concurso público
Fonte: Reprodução/Freepik

Qual concurso para entrar na USP?

Muitos concurseiros, em meio a maré de concursos públicos abertos, não se atentam ao fato de que a Universidade de São Paulo, por se tratar de uma instituição pública, é organizada e mantida administrativamente por servidores.

Assim, quase todos os cargos ocupados dentro de todos os campus da Universidade são ocupados por pessoas que antes eram concurseiros, e tiveram a sorte de serem aprovados no concurso público.

Portanto, agora que você já sabe que para entrar na USP como servidor, você deve passar por um concurso, é hora de analisar como funciona da prova para, quem sabe, você não almejar uma das vagas disponíveis em edital.

Mulher realiza prova de matemática e faz contas a lápis
Fonte: Reprodução/Freepik

As avaliações dos candidatos decorrem em duas fases, ambas serão aplicadas na mesma data e, desta forma, compõem uma prova tanto com etapa escrita, quanto discursiva (prova aberta).

A prova objetiva do concurso da USP 2024, presente na primeira etapa, de natureza eliminatória e classificatória, será composta por 70 questões de múltipla escolha com 05 (cinco) opções de resposta, das quais apenas 01 (uma) será correta.

Concursos SP 2024

Inscrições, Vagas e Editais Abertos ou Previstos para o estado de São Paulo.

Assim, a “etapa de prova fechada” é composta por questões de conhecimentos gerias e específicos, que poderão variar de acordo com o cargo pretendido e com a prova.

Desta forma, confira os tópicos que mais caem e veja se você acertaria essas questões de concurso:

  1. Informações Legais e Regulamentares da USP;
  2. Competências especiais em gestão,
  3. Língua Portuguesa e matemática.
Homem estuda com caderno e lápis para concurso público
Fonte: Reprodução/Freepik

A fase de prova discursiva do concurso USP 2024, assim, também de natureza eliminatória e classificatória, envolve redação de uma tese que visa responder uma situação específica e hipotética proposta pela banca examinadora.

Portanto, vale mencionar que a última publicação de edital ocorreu no segundo semestre de 2023, e as provas, incluindo as próximas nomeações, ocorrem agora, no primeiro semestre de 2024. Por enquanto, sem manifestação para próximos.

Concurso Polícia Rodoviária Federal 2024: Edital, Inscrição e Vagas.


Requisitos para passar no concurso da USP

O Universidade de São Paulo ainda é uma das poucas instituições que oferecem vagas tanto para nível superior, quanto para nível médio. De acordo com as últimas movimentações de concursos de 2024, os cargos para médio diminuíram.

De acordo com o edital, os candidatos poderão concorrer à vagas de nível médio e superior, sendo que os bacharelados podem variar de acordo com os cargos abertos e as vagas pretendidas.

Portanto, se você está de olho nos próximos editais da Universidade, vale a pena conferir a lista de requisitos cobrados dos candidatos. Assim, os mesmos valem para tornar os candidatos aptos para a assumir os cargos abertos:

  1. Estar disponível para jornada de trabalho de 40 horas semanais;
  2. Ser brasileiro: para este requisito, os candidatos podem ser tanto brasileiros natos quanto naturalizados (estrangeiros residentes no país);
  3. Possuir idade mínima de 18 anos;
  4. Estar quite com as obrigações eleitorais: este requisito serve tanto para candidatos do sexo feminino, quanto para candidatos do sexo masculino;
  5. Estar quite com as obrigações militares: requisito próprio para candidatos do sexo masculino.

Os requisitos mencionados acima valem tanto para candidatos de ampla concorrência, quanto para os candidatos PCD – Pessoa com Deficiência, observando as condições especiais de cada candidato do concurso público.


Quanto ganha um servidor da USP?

Com certeza, as remunerações dos servidores da Universidade de São Paulo é um dos fatores mais chamativos ao concurso. Assim, os salários, que ultrapassam os R$ 10 mil mensais, chamam a atenção de vários candidatos.

Portanto, se a prova está no seu radar, confira abaixo a lista de cargos e dos salários respectivos. Organize seu cronograma para ser aprovado ainda em 2024 para uma dessas vagas.

mais buscados

Concurso IBAMA 2024

Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Data.
Conferir!
Você permanecerá no site atual
Tabela de cargos disponíveis para concurso USP com salário de cada cargo
Fonte: Reprodução/ Gran Cursos

Assim, o certame faz parte da lista de concursos federais de 2024, pois qualquer candidato, independente da localidade, pode participar. Desta forma, o concurso pode ser a sua oportunidade de alcançar o serviço público.

Vale dizer que além dessa oportunidade, o concurso Polícia Penal 2024 está com excelentes oportunidades para os concurseiros de plantão. Vale a pena conferir!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.