Regulamento do Concurso Unificado é Divulgado; confira

O novo regulamento do Concurso Unificado é divulgado e, se você pretende realizar o concurso, você deve ter em mente todas as novas determinações do certame. Portanto, não perca a oportunidade de conquistar sua vaga no concurso público. Confira tudo o que você precisa saber logo abaixo.

3 estudantes em biblioteca estudam com professor, cadernos e livros
Fonte: Reprodução/Freepik

Regulamento do concurso unificado é divulgado: confira tudo

A comissão organizadora do próximo CNU – Concurso Nacional Unificado de 2024 divulgou o regulamento do concurso, ou seja, quais serão as determinações, etapas, fases da prova e tudo mais que os concurseiros precisam saber.

Na primeira semana de outubro (2023), o despacho de edição foi publicado. Assim, descreve detalhadamente o pedido de adesão ao concurso nacional unificado – CNU.

Desta forma, o documento trata sobre o prazo de adesão, objetivos, custos, formas de agrupamento de vagas e cargos, bem como das etapas e outros detalhes próprios de nomeação e realização.

Print de Tela DOU - Diário Oficial da União
Fonte: Reprodução Diário Oficial da União – DOU

Além disso, para os candidatos que ainda não se familiarizaram com o concurso, a proposta é realizar um certame. Assim, haverá vagas e adesão de vários órgãos ligados ao poder público federal em uma única prova.

Desta forma, o motivo da promoção desta nova proposta de nomeação de servidores e um plano de ação também é respondido pelo regulamento do CNU – 2024. Assim, a previsão é que as provas ocorra no primeiro semestre de 2024.

De acordo com o documento, os concurseiros que pretendem realizar o concurso deverão se preparar, no mínimo, para a realização de duas provas (duas etapas), até a nomeação:

  1. Primeira Etapa: aplicação de prova de teste de conhecimentos gerais e específicos. Assim, a prova é composta por questões de múltipla escolha, mas também por questões dissertativas (analisar, neste caso, o edital e os cargos pretendidos).
  2. Segunda Etapa: realização e prova de títulos. Nesta etapa, os candidatos deverão comprovar seu nível/grau de titulação, tal como mestrado, doutora,  especialização e experiência.
dois estudantes estudam em biblioteca com livros, lápis e cadernos
Fonte: Reprodução/Freepik

Caso a organização do certame unificado seja decidida por órgão ou unidade direta, independente e fundadora do governo federal, a responsabilidade pela organização do curso e custos é dividida entre os órgãos.

Concurso EBSERH 2024

Concurso EBSERH 2024

Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas.

Como será a prova dissertativas do concurso unificado?

As vagas destinadas conforme edital do CNU encontram-se dispostas em blocos temáticos de acordo com sua natureza e complexidade. Assim, os candidatos precisam aguardar por níveis diferentes de prova.

Além disso, caberá ao concurseiro escolher a disciplina no ato da inscrição seguindo as instruções constantes dos editais do concurso público uniforme de âmbito nacional.

3 estudantes com livros em biblioteca
Fonte: Reprodução/Freepik

Assim, a implementação do concurso público nacional unificado tem em conta as políticas existentes em relação à acessibilidade, participação de pessoas com deficiência, reserva de lugares negros e outras ações positivas.

Portanto, ainda que o candidato será PCD, deverá prestar a prova dissertativa, resguardado os devidos direitos. Assim, todas essas informações estarão prestadas no ato da inscrição, conforme regulamento.

Onde eu posso fazer a prova do concurso unificado 2024?

Todos os órgãos que aderiram ao concurso, estarão presentes no edital, tal como já mencionados no regulamento. No entanto, isso não significa que as provas ocorrerão no mesmo local, ou capital.

Desta forma, a parceria tem dimensão nacional, uma vez que as provas estão dispostas em todo o país, em cerca de cento e oitenta municípios, através de um concurso único de público nacional.

Toda a população brasileira pode participar, atendendo a requisitos compatíveis com as tarefas propostas, como a educação. Assim, este se trata de um dos concursos públicos de 2024 mais aguardados.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.