Concurso ANTAQ 2024: Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) está com edital aberto e as vagas garantem salários promissores. Sabendo da alta procura pelo concurso, a Concursos Públicos 2024 preparou um artigo perfeito para quem quer realizar o concurso ANTAQ 2024 e não quer perder nenhuma informação.

Concurso ANTAQ 2024.
Fonte: Reprodução/ANTAQ.

Vai ter concurso ANTT 2024?

Concurso ANTAQ 2024 foi aprovado após longos anos na “fila de espera” do Ministério da Economia. A solicitação, enviada em 2021, passou por análise e aprovação e, em razão disso, será realizado em 2024.

De acordo com comunicado da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTAQ, a solicitação pela aprovação de um novo concurso visa incorporar 109 vagas espalhadas entre alguns cargos da agência reguladora.

Essas 109 vagas fazem parte do quadro de quatro cargos, ao todo. A última intenção de concurso realizada pela ANTAQ ocorreu em 2019, para o preenchimento de mais de 100 vagas.

Fonte: Reprodução/Freepik.

No entanto, os concursos 2024 para a ANTAQ sempre sofrem algum boicote e, em razão disso, não são levados a diante. Em 2019, o concurso foi cancelado. Assim, espera-se que mais de 130 vagas sejam preenchidas.

Atualmente, o órgão possui 23,19% de vagas não ocupadas, sendo a maior carência de especialistas em regulação e técnicos de organização do transporte aquaviário. As próximas partidas devem visar essas vagas.

Além disso, a Lei de Orientação Orçamentária Federal (LOA 2024), aprovada pelo Congresso em dezembro de 2023, conta com um rol de mais de 60 mil vagas, espalhadas pelos órgãos públicos nacionais.

Concurso Defensoria Pública da União 2024.

Concurso Defensoria Pública da União 2024:

Inscrições, Apostilas e Regras.

O que cai no concurso Antaq?

De acordo com o edital, a prova será dividia em 3 etapas, não muito distante da forma como é realizada na maioria dos concursos públicos brasileiros. Assim, vejamos:

  1. Prova Objetiva: composta por 120 questões, não de múltipla escolha, mas de certo e errado (forma padrão realizada pela banca CEBRASPE/Cespe). Além disso, em caso de erro por parte do candidato, uma questão errada anula uma questão correta (forma padrão realizada pela banca). Conforme edital, a prova objetiva conta com 4h30 de realização. Serão 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos. Assim, a aprovação nesse primeira etapa carece de 36 acertos mínimos, sendo eles 10 na prova de conhecimentos básicos e 26 na prova de conhecimentos específicos.
  2. Prova Discursiva: Prova avaliada em 30 pontos, cujo tema está enquadrado em um dos tópicos propostos no Edital. Cada cargo terá um tema discursivo diferente, conforme atividades que executará no cargo.
  3. Prova de Títulos: essa etapa não está presente nos cargos cuja faixa de estudo peça somente o Ensino Médio. A Prova de Títulos é aplicada aos cargos que exigem ensino superior do candidato. Assim, o candidato pontua de acordo com o quadro de titulações presentes em seu currículo (doutorado, mestrado, pós-graduação e experiência).
Concurso ANTAQ 2024.
Fonte: Edital Antaq 2014/ Print de Tela.

As taxas de inscrições variam de acordo com o cargo pretendido:

  1. Cargos de Nível Superior: R$ 120,00.
  2. Cargos de Nível Médio: R$ 80,00.

O período de inscrições vai de 25 de julho até o dia 13 de agosto de 2024. Vale a pena ficar de olho para não perder oprazo de inscrições. Lembre-se que o pagamento também faz parte dessa primeira etapa.

http://Inscrições%20Concursos%20Públicos%202024

FEDERAIS

Acesse todas as vagas previstas para este ano
Acessar editais
Você permanecerá no site atual

Apostila e preparação à prova

O concurso ANTAQ 2024 é mais uma oportunidade para quem deseja conquistar a tão sonhada vaga no serviço público. Com isso, vale a pena apressar os estudos para garantir a nomeação ainda nesse ano.

Fonte: Reprodução/Freepik.

Atualmente, existem vários sites e cursos online que preparam o estudante para concursos de forma geral ou, caso o candidato prefira, preparo de forma específica.

Por isso, separamos alguns links que podem te ajudar na hora de preparar o famigerado cronograma de estudos. Assim, com acesso à internet, é possível estudar de forma totalmente gratuita. Basta começar!

  1. GranCursos Online: acesse o link.
  2. AlfaCon: acesse o link.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.