Concurso ANVISA 2024: Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas

O seara de certames federais não para de aumentar, e o concurso ANVISA 2024 também está na lista de vagas e cargos vagos para quem deseja trabalhar na Brasil como servidor federal. Portanto, se você se interessou por essa prova, saiba que pode haver uma vaga esperando por você. Confira tudo sobre o concurso.

Logo tipo Anvisa
Fonte: Reprodução/Pinterest

Vai ter concurso da Anvisa 2024?

Desde o segundo semestre de 2023, o concurso para a Anvisa está na lista dos mais cotados para os certames do Brasil a nível federal.

No entanto, até a seleção da banca e publicação do edital, o novo certame ficou para 2024 mas ainda não foi divulgado. Assim que houverem decisões oficiais estares atualizando as informações aqui!

Assim, desde sua autorização, os candidatos já estão ciente da presença de pelo menos 50 vagas, considerando todos os cargos vagos e as modalidades tanto para candidatos de nível médio quanto candidatos de nível superior.

De acordo com o edital, o salário inicial é de R$ 15.058,12. No entanto, ainda que o concurso seja de nível federal e os salários sejam altíssimos, o número de vagas liberadas para o próximo certame não corresponde à realidade.

Técnico Anvisa lava tomates em laboratório para teste
Fonte: Reprodução/Pinterest

O texto publicado pelo próprio Governo Federal confirma que o quadro de funcionários da Anvisa está reduzido, por isso o número oferecido deve ser aumentado. Portanto, para o edital, pode haver um número maior de vagas.

A seleção de banca realizadora para o a prova só foi possível através da manifestação da ministra Esther Dweck, Ministra de Estado da Gestão e Inovação do Serviço Público, que movimentou pelo provimento do concurso para a Anvisa.

oportunidades

Concurso IBAMA 2024

Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Data.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Para os estudantes que ja estão se preparando para a prova, no primeiro semestre de 2023, o órgão já havia se manifestado pela realização de concurso federal, no entanto, para provimento de ao menos 129 vagas.


Requisitos para cada cargo da ANVISA

Cada cargo disponível, e cada vaga aberta, possui requisitos e regras específicas para lançamento e nomeação dos candidatos. Portanto, confira abaixo a relação de candidatos e seus requisitos específicos para vagas de concurso:

  1. Especialista em regulação e controle de saúde: 52 vagas abertas – Diploma devidamente registado, após conclusão de licenciatura avançada de acordo com as exigências do cargo.
  2. Analista de gestão: 17 vagas abertas – Diploma devidamente registrado, da conclusão de bacharelado de acordo com as exigências do cargo.
  3. Técnico de Regulação e Controle de Saúde: 6 vagas abertas – Certificado de conclusão do ensino médio ou certificado emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
  4. Técnico administrativo: 6 vagas abertas – Certificado de Ensino Médio ou Certificado ou equivalente de instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
Técnico Anvisa analisa dados em computador de análise
Fonte: Reprodução/Pinterest

Apostilas e Cronograma de Estudos Anvisa

O último edital contou com cargos de Especialista em Regulação e Controle Sanitário, Analista de Gestão, Técnico de Regulação e Controle Sanitário e Técnico de Gestão, conforme mencionados acima.

Assim, suas etapas foram compostas por duas fases distintas, sendo a primeira delas composta por uma prova objetiva, ou seja, os candidatos foram avaliados em questões de múltipla escolha, com temas que corriqueiramente caem.

Técnico da Anvisa analisam produtos em laboratório de testes com microscópio, luvas e jaleco
Fonte: Reprodução/Pinterest

A segunda etapa da primeira fase, desta forma, constituía-se de prova de discurso ou prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, onde os candidatos eram avaliados em questões abertas, ou seja, de resolução.

oportunidades

Concurso Receita Federal 2024

Inscrições, Vagas, Apostilas e Edital.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Portanto, a última etapa consiste-se na formação profissional em estágio único, sendo eliminatória e classificatória também, com carga horária máxima de 160 horas. Desta forma, o concurso não é a prova pública mais difícil.

Logo, na hora de elaborar seu cronograma, procure cursos preparatórios que oferecem apostilas específicas: material elaborado especificamente para o certame em questão. Uma ótima dica é estudar pelo Gran Cursos Online.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.