Estes são os concursos MAIS FÁCEIS de passar em 2024

Existe uma lista de concursos fáceis de passar 2024 que você não conhece. Há certames em que as bancas são mais brandas e as questões são mais fáceis e, dessa forma, você pode conquistar sua vaga no cargo público ainda em 2024. Veja a lista e prepare seu cronograma de estudos.

Concursos fáceis de passar 2024
Preparatório para provas públicas 2024 (Fonte: Reprodução/Freepik)

Concursos de Nível Médio são mais fáceis?

Existem muitos candidatos que são formados em faculdades de nível superior mas, quando analisam um edital aberto de concurso público, acreditam que por haverem vagas de nível médio, elas serão mais fáceis.

Na maioria dos casos, o número de candidatos à uma vaga aberta de nível médio é grande. Isso ocorre porque as estatísticas dos certames públicos apontam que existem mais candidatos sem nível superior do que bacharéis.

Dessa forma, ainda que a banca possua questões mais fácil, o número de candidatos dificulta o certame. Assim, a cada questão incorreta, 20 ou mais candidatos poderão lhe ultrapassar na classificação geral.

concursos mais fáceis de passar em 2024
Estudo preparatório concursos públicos (Fonte: Reprodução/Freepik)

Portanto, deve-se levar em consideração também que quanto menor o número de vagas, menor a concorrência, pois muitos candidatos não se candidatam por temerem menores chances de serem aprovados.

Os concursos que possuem cadastro reserva também costumam ter um número menor de inscritos. A maioria dos competidores prefere se inscrever em locais onde tenham um convite garantido após a aceitação.

Concursos de Nível Técnico 2024:

Editais Abertos e Previstos


Quais são os concursos mais fáceis de passar 2024?

Não existe uma prova mais fácil de passar. Mas existem várias que apresentam características que são mais fáceis aos candidatos que procuram a aprovação em concurso públicos em 2024.

Portanto, confira a lista de provas abertas para 2024, que apresentam circunstâncias mais fáceis à aprovação:

  1. FINEP: A Finep é uma empresa de inovação e pesquisa em ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e instituições públicas ou privadas. Esta é uma das provas mais fáceis de passar porque há poucos requisitos no edital. No entanto, se este for o seu campo de estudo, torna-se uma opção de admissão mais fácil.
     
  2. DPU – Defensoria Pública da União: órgão responsável pela assistência jurídica gratuita às pessoas que não podem pagar um advogado. Enquanto algumas funções, como a de Defensor Público Federal, são competitivas com salários atraentes de até R$ 16 mil, os cargos de arquivista, assistente social, bibliotecário, contador, economista, psicólogo e sociólogo podem ter uma demanda menor de candidatos, o que pode tornar o concurso para DPU menos competitivos do que outros cargos.
Jovem se prepara para as provas mais fáceis de cargo público
Estudo planejado para concursos públicos em 2024 (Fonte: Reprodução/Freepik)
 
  • CONAB – Companha Nacional de Abastecimento: Apesar de não ser tão conhecido e comum quanto outras entidades, as ofertas e cargos oferecidos nos editais da CONAB possui um número menor de candidatos. Além disso, também oferece oportunidades para cargos auxiliares, como técnico agrícola ou cargos de tecnologia da informação.
     
  • Concursos Municipais: os certames municipais são uma opção que pode ser considerada mais fácil de ser aprovado, pois a concorrência é baixa em comparação com as licitações estaduais e federais. Essas provas costumam oferecer uma ampla gama de vagas e cargos em diferentes níveis de ensino, como ensino fundamental e ensino médio. 
     

Aproveite também, as oportunidades de Concursos de Nível Técnico 2024.


Qual o melhor concurso para iniciantes?

As melhores provas para iniciantes, com certeza, são as municipais, mas por vários motivos os certames devem estar na mira dos candidatos que estão iniciando nas provas públicas.

Jovem organiza estudos para ser aprovada em concurso público
Análise dos concursos mais fáceis de passar em 2024 (Fonte: Reprodução/Freepik)

Isso ocorre porque os concursos tendem a ter um número menor de candidatos e, além disso, o número de matérias tende a ser menor, pois o leque de responsabilidade dos aprovados é menor.

Portanto, se você está de olho nos certames públicos 2024, comece pelo básico e não desista. Assim, lembre-se que o processo até a aprovação pode ser complexo, mas não é impossível. Bons estudos! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.