Concurso Bombeiro DF 2024: Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas

O Concurso Bombeiro DF 2024 já está com edital em andamento. Portanto, se você deseja se tornar um bombeiro em 2024, além de morar em uma das melhores cidades do país, 2024 pode ser o seu ano. Assim, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o Concurso Bombeiro DF 2024.

Concurso Bombeiro DF 2024
Bombeiros DF | Fonte: Edital Concursos Brasil

Vai ter concurso do bombeiro DF em 2024?

Desde 2022, o edital para o concurso bombeiro DF é aguardar por vários estudantes. Assim, a razão para tamanha espera é a disposição de pelo menos 350 vagas para novos bombeiros no Distrito Federal.

Em abril de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal aprovou no DOU DF edital para recrutamento para diversos cargos, permitindo a participação de candidatos com diversas formações.

Desta forma, candidatos com formação em odontologia, direito, medicina, enfermagem, dentre outros, poderão prestar o concurso e, quando aprovados, fazer parte do time de bombeiros do DF.

  1. Cirurgião-Dentista; 
  2. General (Oficial); 
  3. Suboficial;
  4. Oficiais Médicos; 
  5. Oficiais Complementares; 
  6. Oficiais Combatentes; dentre outros.
Concurso Bombeiro DF 2024
Fonte: Estratégia Concurso | Corpo de Bombeiros DF

Até o segundo semestre de 2023, os candidatos acreditavam que o concurso seria liberado em 2023. No entanto, aguardando a definição da banca e publicação do edital, o concurso ficou para este ano.

Esses são os concurso de nível médio mais aguardados de 2024!

Concurso CAIXA 2024

Concursos Previstos 2024

Inscrições, Vagas, Editais Previstos e Notícias.

Movimentações para edital

No último ano, a governadora do DF, assinou documento oficial de aprovação de entendimento para aumentar os salários dos bombeiros do distrito federal em 18% (acesse o link para mais informações).

A proposta foi aprovada Assembleia Nacional em 2023. Além disso, a validade do concurso pós aprovação do Corpo de Bombeiros foi reiniciada, valendo-se até julho de 2023.

Acesse todas as oportunidades de concursos federais de 2024!

O concurso anterior (2016) teve 780 vagas com salários variando de R$ 5.108,08 a R$ 11.65 ,95. Assim, o Instituto de Desenvolvimento da Educação, Cultura e Assistência Social – Idecan foi a banca organizadora.

Concurso Bombeiro DF 2024
Fonte: Gran Cursos Online

Portanto, para garantir sua inscrição e acesso ao edital do concurso de 2024, acesse o site da banca através do link e realize a leitura do edital e elaboração do seu cronograma conforme os tópicos a serem cobrados.

Assim, atenção ao edital e aos detalhes é o mais importante. Para garantir sua aprovação, confira algumas dicas:

  1. Cada concurso do Corpo de Bombeiro terá uma banca específica; 
  2. Nunca tome as disposições de um edital do Corpo de Bombeiros como verdade para todos os demais: o edital é variável; 
  3. Elabore um cronograma de estudos com bases no edital: analise as matérias estipuladas no edital, que serão definidas conforme a banca.
  4. Cuidado com os prazos de pagamento: alguns editais possuem o último dia de pagamento no mesmo dia que finalizam as inscrições; outros editais permitem datas estendidas.

Aproveite também, as vagas em Concursos de Nível Médio 2024!


Vagas e Cronograma de Estudos

Para garantir uma aprovação sem sustos, vale analisar o quadro de bombeiros disponível no Distrito Federal. Assim, além de analisar os requisitos, o concurseiro fica por dentro do quadro de servidores:

Concurso Bombeiro DF 2024
Fonte: Gran Cursos Online

Agora, após analisar o quadro acima, é hora de elaborar um cronograma de estudos que atenda todas as etapas do concurso. Assim, a aprovação fica mais perto de você:

  1. Etapa 1: Prova Objetiva e Discursiva: a avaliação será de conhecimentos gerais, com questões abertas e fechadas, com caráter eliminatório classificatório, ou seja, o candidato que não for aprovado dentro do número mínimo de questões, está automaticamente desclassificado.
  2. Etapa 2: Aptidão Física: prova de avaliação da aptidão física do candidato, ou seja, disposição cardiorrespiratória para elaboração do serviço próprio dos bombeiros.
  3. Etapa 3: Exames Médicos.
  4. Etapa 4: Avaliação psicológica.
  5. Etapa 5: Analise social, criminal e de vida pregressa do candidato.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.