Concurso TRE MS 2024: Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Data

O assunto na área de concurso em 2024 é o Concurso TRE MS 2024. Mas nem todos os estudantes estão por dentro de todas as movimentações do tribunal para nomeação de novos servidores. Portanto, você já sabe o que esperar do Concurso TRE MS 2024? Confira tudo abaixo e se prepare para a próxima prova.

Concurso TRE MS 2024
Fonte: TRE MS

Concurso TRE MS 2024: datas e requisitos

Possivelmente, o TRE MS também estará presente no próximo concurso do Tribunal para nomeação de novos candidatos às vaga abertas nos Tribunais de todo o país, incluindo no Mato Grosso do Sul.

De fato, o órgão manifestou interesse em participar do edital completo – edital e concurso unificado, cuja responsabilidade e coordenação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previsto para o final de 2023 e início de 2024.

Assim, ao analisar o quadro de funcionários, nota-se que atualmente o órgão conta com 03 vagas abertas. Assim, não se trata do órgão com o maior número de vagas disponíveis, mas vale a pena estudar e buscar garantir uma dessas vagas.

Atualmente, de acordo com a Lei nº 3.662/21, alterou-se o nível de estudos para o cargo de técnico judiciário e é condição para o concurso judicial o grau superior. Assim, anteriormente, os cargos de técnico só exigiam nível médio, agora bacharel ou tecnólogo.

Concurso TRE MS 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

Segundo a Federação Nacional da Justiça Federal e dos Servidores Públicos (Fenajufe), as mudanças na formação facilitaram o desenvolvimento profissional dos técnicos judiciários, cuja importância deve ser reconhecida pela complexidade das atividades exercidas pelos técnicos.

http://Concurso%20TRE%20RR%202024
Concurso

Concurso TRE RR 2024

Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas
Conferir
Você permanecerá no site atual

Para preencher os cargos de Técnico Forense, os candidatos passam a ter como requisito o nível de escolaridade superior. Portanto, com a adoção do órgão ao novo edital, os candidatos deverão preencher tais requisitos para nomeação.

O evento está programado para acontecer em 2023. Até agora, 19 agências regionais manifestaram interesse em concurso centralizado. Com a entrada de tantos TREs, pode-se abordar o novo regime geral que une a concorrência do TSE.


Edital e Inscrições

A seleção para o concurso TRE e seus órgão estatuais é dividida em duas fases. Um dos maiores benefícios do edital unificado é que os candidatos não precisam se deslocam à São Paulo, por exemplo, para realizar a Prova.

Assim, provável é que os candidatos realizarem o certame em Campo Grande/MS, cuja prova será dividida em duas fases: teste objetivo: para todos os cargos, e prova aberta, para os cargos de analista jurídico – (área jurídica e administrativa).

Concurso TRE MS 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

A prova objetiva para todos os cargos (exceto analistas judiciário e administrativo) tem duração de 3 horas e é aplicada no turno da manhã. As provas objetiva e retóricas para analista judiciário e administrativo realizam-se nos turnos da tarde, com duração de 4 horas.

As questões objetivas incluem questões de múltipla escolha, questões de eliminação e questões de classificação com 70 pontos. Os candidatos serão testados em conhecimentos básicos (30) e conhecimentos específicos (40).

A prova discursiva, imposta apenas aos candidatos ao cargo de analista na esfera judicial e administrativa, consiste na redação de um texto de até 30 linhas, com valor de 10 pontos.

  • Para acessar o edital e as datas programas para o certame, acesse o link.

Apostilas e Cronogramas de Estudos

O último concurso do TRE, somente no estado do Mato Grosso do Sul contou com mais de 12 mil inscritos, para 9 vagas para Técnico Forense na área Administrativa e 2 vagas para Analista Forense na área Administrativa.

Assim, para os cargos de Técnico Forense, houveram pouco mais de 9 mil inscritos. Para os cargos de Analista, o concurso contou com mais de 500 inscrições.

Concurso TRE MS 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

É válido lembrar que na oportunidade, o concurso exigia graduação para os candidatos às vagas de analista. Portanto, nota-se que o número elevado de inscrições para técnico ocorre, pois, no momento, exigia-se apenas médio.

http://Saiba%20tudo%20sobre%20o%20concurso%20TSE%202024
Concurso

Concurso TSE 2024

Edital, Inscrição, Vagas, Salários e Apostilas
Conferir
Você permanecerá no site atual

Portanto, para garantir sua aprovação em face a todos os candidatos, analise o edital e elaborar um cronograma que abranja as matérias cobradas e também um estudo específico, voltado a cobrança da banca.

Assim, para lhe ajudar, a Concursos Públicos 2024 separou uma lista com os melhores preparatórios com apostilas e cursos pagos e gratuitos para lhe preparar para o concurso e conquistas sua vaga. Bons estudos.

https://www.youtube.com/watch?v=r0mT5wlqMeI

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.