Já imaginou poder fazer um único concurso, mas concorrer a mais de uma vaga, e mais de um órgão federal ao mesmo tempo, pelo menos essa é a proposta das vagas para Concurso Nacional Unificado 2024. Portanto, se você quer ser aprovado, está na hora de organizar seu cronograma para a próxima prova.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como se inscrever no Concurso Nacional Unificado 2024?
Descubra agora, todos os detalhes das vagas para Concurso Nacional Unificado 2024! A principal ideia por trás da elaboração de um edital unificado é a possibilidades de todos os candidatos disputarem a diversos cargos em órgãos federais de mesma hierarquia, ou com atuação na mesma área.
O Ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público (MGI) divulgou mais detalhes sobre o certame no segundo semestre de 2023. Assim, os candidatos já estavam atentos às vagas, e também como realizar a inscrição sem erros.
Desta forma, a ideia inicial era a elaboração de um prova semelhante ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que testa conhecimentos gerais e específicos de seus estudantes, que migrarão para áreas diferentes quando aprovados.
Portanto, o próximo concurso unificado 2024 é um aglomerado do que, na prática, seriam vários concursos diferentes. Assim, ao invés do candidato realizar várias inscrições, provas e até mesmo pagamento, ele realiza apenas um.
A prova, desta forma, engloba todos os certames que já estavam autorizados e aceitaram participar da seleção unificada. Imagine então vários órgãos federais, cujas vagas estão dispostas em um mesmo edital.
De acordo com o Ministério da Administração, no momento da inscrição, os candidatos deverão escolher uma das áreas de política governamental disponíveis no concurso e realizar o preenchimento dos dados solicitados.
No segundo semestre de 2023, o MGI confirmou que ao todo, cerca de 8 mil cargos vagos estarão disponíveis no edital unificado. No entanto, os mesmos estão divididos ao invés do Ministério, por área, grau de formação e nível.
Assim, a banca organizadora avalia o desempenho do candidato no exame e também nas posições por ele atribuídas para preenchimento das vagas. Se desejar, o candidato também pode se candidatar apenas a uma vaga específica.
Como será a prova unificada 2024?
Nessa fase de preparação, é de extrema importância que você tenha na ponta da língua algumas informações sobre a prova, local e até mesmo o valor da inscrição. Portanto, para lhe ajudar, confira algumas dicas cruciais abaixo:
- Onde será realizada a prova? A prova é realizada em 179 municípios, divididos entre todas as regiões do país, não somente o sudeste e o Distrito Federal.
- Quantas fases terá o concurso? O certame é composto por duas fases distintas: a primeira fase será composta por questões de conhecimentos gerais. Assim, todos os candidatos, independente da vaga/cargo, farão a mesma prova. Desta forma, a segunda fase é comporta por questões específicas e dissertativas em blocos temáticos.
- É necessário pagar um valor de inscrição por cargo pretendido? Não! Ainda que o candidato concorra a mais de uma vaga, só realizará o pagamento de uma inscrição.
Desta forma, procura-se democratizar o acesso às vagas oferecidas pelas concursos públicos federais e aumentará as chances de aceitação de candidatos. Assim, também irá diminuir o número de cadeiras vagas e ausência de servidores.
Por fim, não existe uma lei específica às provas e concursos, mas existem diretrizes que permitem ao Ministério do Planejamento para inovar com uma nova proposta para gerir as novas compras públicas no país. Bons estudos!