O Concurso Polícia Militar GO 2024 é um dos mais esperados para o ano. No último edital publicado, cerca de 1600 vagas foram oferecidas, para os mais diversos cargos. Portanto, se você sonha em entrar para a PM do Estado de Goiás, confira tudo o que você precisa saber abaixo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Quando sai o concurso da PM GO 2024?
O último edital de concurso da Polícia Militar de Goiás teve seu edital publicado em 2022. Considerando todas as etapas, a homologação do resultado final ocorreu somente em 2023.
Na oportunidade, cerca de 1600 vagas foram ofertadas para os mais diversos cargos:
- Soldado 2ª Classe: Combatente – cerca de 1.300 vagas para homens, e 150 para mulheres;
- Soldado 2ª Classe: Músico – cerca de 18 vagas para homens e 2 vagas para mulheres;
- Cadete: 100 vagas, sendo 90 para homens e 10 para mulheres;
- 2º Tenente Oficial: Médico – 33 vagas;
- 2º Tenente Oficial: Dentista – 13 vagas;
- 2º Tenente Oficial: Psicólogo – 4 vagas.
Portanto, o grande número de vagas chamou atenção de inúmeros candidatos não somente do Estado de Goiás, mas de todo o Brasil. Assim, o concurso iniciou-se em 2022 e os candidatos foram nomeados em 2023.
Dessa forma, o próximo concurso deve aguardar alguns dias para sua publicação, uma vez que os candidatos seguem em processo de nomeação e de destinação aos cargos específicos.
Atualmente, a Polícia Militar de Goiás possui um déficit enorme de pessoal: há mais de 18 mil vagas abertas e cargos vagos em toda a instituição. Dessa forma, o próximo concurso pode ocorrer em breve, mas ainda sem previsão.
Vale dizer que além dessa oportunidade, o concurso Polícia Penal 2024 está com excelentes oportunidades para os concurseiros de plantão. Vale a pena conferir!
Concursos Federais 2024:
Editais Abertos e Previstos.O que precisa para ser PM GO?
- Cargos de Cadete: Bacharel em Direito, sendo que o candidato deve ser formado no dia do ato da Inscrição. O candidato deverá apresentar o diploma.
- 2º Tenente – Médico: Diploma de conclusão de curso superior Medicina e ter especialização na área, com a apresentação de diplomas ou certificados equivalentes expedidos pelo MEC.
- 2º Tenente – Dentista: Ter concluído o curso superior em Odontologia, com especialização na área de atuação e apresentar diplomas equivalentes ou certificados de conclusão expedidos por faculdade reconhecida pelo MEC.
- 2º Tenente – Psicólogo: Diploma de curso superior de Psicologia, sem necessidade de especialização.
- Oficial Combatentes e Músicos de 2ª Classe: Conclusão do curso superior, e habilitação classe “B” ou superior.
Assim, todos os candidatos deverão preencher todos os requisitos para assumir um dos cargos da Polícia Militar de Goiás. Portanto, sem esses requisitos, ainda que aprovado nas outras fases do concurso, o candidato não assume o cargo.
O que cai na prova da PM GO?
O concurso da Polícia Militar é conhecido pelas fases e etapas mais extensas. Dessa forma, o candidato deverá se preparar não somente para as etapas de provas de conhecimento, como também de os exames físicos e psicológicos.
- Prova Objetiva: a prova é composta por 50 questões, dividida em conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, cujas matérias se alteram de acordo com o cargo pretendido pelo candidato.
- Prova Discursiva: etapa composta por uma redação, de caráter eliminatório e classificatório. Somente cadete e 2º tenente realizam essa etapa do concurso.
- Avaliação Física: além das etapas de conhecimento, os candidatos também passam por teste físico, para verificação de aptidão às atividades desempenhadas pelo cargo. As classificações são entre APTOS ou INAPTOS.
- Avaliação Médica e Odontológica: etapa de apresentação de exames médicos e laboratoriais, conforme exigências do edital.
- Avaliação Psicológica: por intermédio de avaliação com psicólogo, os candidatos passam por verificação de capacidade mental para execução das atividades próprias do cargo.
- Avaliação de vida pregressa: não há avaliação em nota, mas por RECOMENDADO ou NÃO RECOMENDADO, após análise da vida social do candidato.
A Concursos Públicos te acompanha no processo de estudos e preparo aos concurso públicos militares. Assim, ser um Polícia Militar em Goiás é um processo longo, mas uma vaga será sua. Bons estudos!