Concurso CNPq 2024: Regras, Inscrições, Edital, Apostilas

Sair da carreira assalariada para se tornar um servidor público é o sonho de muitos brasileiros. Em 2024, uma das possibilidades é o Concurso CNPq 2024. Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o Concurso CNPq 2024 e não perca a oportunidade de deixar a CLT e se tornar um servidor público.

Concurso CNPq 2024
Fonte: Governo Federal.

Concurso CNPq 2024

O CNPq foi criado pela Lei n. 1.310 de 15 de janeiro de 1951, quando recebeu a denominação de Conselho Nacional de Pesquisas (daí a sigla). Assim, sua finalidade, função e prerrogativas decorrem da lei.

De acordo com a lei, sua finalidade é incentivar e estimular o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento, de modo a acompanhar as vagas de concursos de graduação e pós-atrito e lato sensu.

Segundo a legislação vigente, o CNPq dependerá diretamente do presidente, mas terá “autonomia técnica, científica, administrativa e financeira”. Assim, sua atuação está diretamente ligada aos recursos provenientes do governo.

Concurso CNPq 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

A Lei também alterou a missão do CNPq de amparar o Secretário de Estado na Secretaria de Planejamento, transformando-o de instituição pública em sociedade anônima.

http://Concurso%20ANTAQ%202024.
VAGAS

Concurso ANTAQ 2024

Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas
CONFERIR
Você permanecerá no site atual

Assim, é uma instituição fomentadora de pesquisa no país. É utilizado para garantir pesquisas acadêmicas, a fim de tornar a pesquisa útil para a sociedade brasileira como um todo.


Vagas do concurso CNPq 2024

De acordo com o edital do concurso CNPq 2024, há previsão de mais de 150 vagas, atualmente distribuídas entre analista e assistente, cargos estes que se divergem de acordo com o grau de estudo do candidato (médio e superior).

  1. Cargo de Assistente: 90 vagas;
  2. Cargo de Analista: 60 vagas.

A comissão organizadora do evento é o CESPE/UnB (atual Cebraspe). Assim, espera-se mais de 10 mil candidaturas, espalhados entre as vagas mencionadas acima.


Prova do concurso CNPQ 2024

O concurso para os cargos no CNPq compreende uma avaliação em duas etapas: prova objetivas e discursiva, de natureza exclusiva e eliminatória, aplicáveis ​​a todas as situações e cargos pretendidos.

A prova objetiva da prova final do CNPq é composta por questões de verdadeiro (C) ou falso (E), incluindo 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos.

O exame de conhecimento básicos solicita do candidato alguns conhecimentos específicos, que podem variar de acordo com o grau de escolaridade exigido, conforme o cargo de candidatura.

Concurso CNPq 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

Assim, confira a lista dos tópicos mencionados no Edital Concurso CNPq 2024:

  1. Língua Portuguesa;
  2. Conhecimentos básicos de Informática;
  3. Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol;

Diferentemente da prova objetiva, a prova discursiva ou dissertativas terá seu conteúdo programático definido em edital de acordo com a especialidade exigida para cada cargo.

Assim, na prova oral, o candidato enfrentará uma avaliação de 10 pontos, na qual consiste em uma redação de um texto dissertativo de até 30 linhas. Portanto, a segunda etapa é a demonstração de domínio do tema e do conteúdo.

Os temas são propostos pelos tribunais e estão vinculados ao conhecimento específico de cada área. Assim, o candidato para o cargo de assistente enfrentará uma prova diferente do candidato que concorre ao cargo de analista.


Como se inscrever no concurso CNPq 2024?

As inscrições só serão realizadas através do site da banca realizadora do concurso: Cespe/Cebraspe.

Portanto, fique atento para não cair em sites enganosos pela internet e realizar uma inscrição falsa.

VAGAS

Concursos Públicos 2024:

Editais previstos para o ano e vagas abertas
CONFERIR
Você permanecerá no site atual

Apostila e Cronograma

Por mais rigoroso que seja o Cebraspe, ele costuma organizar as provas com uma característica igualmente boa, e pode ser útil para o candidato saber disso: disposição de acertos e erros.

O Cespe/Cebraspe utiliza em suas provas, questões nas quais o candidato enfrentará falsas e alternativas corretas. Assim, o desafio está nas questões assinaladas de forma incorreta.

Concurso CNPq 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

O desafio com esses tipos de testes é que, se uma das alternativas estiver incorreta, muitas vezes invalida a outra alternativa que o candidato pontuou corretamente.

Portanto, mesmo que você acerte metade da prova, você poderá zerar sua prova por conta das alternativas que você assinalou errado. Assim, você tem três opções: marque a alternativa correta, erre ou deixe em branco.

A vantagem de não responder a uma questão é que não afetará a pontuação da outra questão que, em caso de urgência, foi pontuada corretamente pelo examinado.

Portanto, para se preparar para o concurso CNPq 2024, escolha um curso/cursinho preparatório que conheça a banca e seja conhecido por seu nome no mercado de aprovações de alunos.

  1. Apostila GranCursos: acesse o link.
  2. Apostila Estratégia: acesse o link.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.