Será que vale a pena realizar algum concurso do governo 2023? Não só vale a pena como, se tornar um servidor público federal, como garante maior estabilidade financeira e empregatícia, salários mais altos, além de benefícios e regalias. Assim, confira mais informações logo abaixo.
Qual concurso do governo 2023 está previsto?
Os anos de 2023 e 2024 estão recheados de concursos públicos. Assim, sendo estaduais ou federais, as oportunidades agradam e atraem uma série de candidatos de todo o Brasil.
A movimentação nos concurso públicos se iniciou com o novo governo que, até então, segurava os concursos em razão da pandemia de Covid-19 e também pela necessidade de evitar gastos públicos, pois há necessidade de pessoal.
Desta forma, o Ministério de Gestão e Inovação anunciou no segundo semestre de 2023 que o governo já articula os próximos editais para os órgão federais, que possuem em déficit de pessoal elevado.
Considerando todas as instituições federais, o Governo Federal conta com mais de 7 mil cargos vagos. Assim, a ausência de pessoal coopera no aumento na demora de todos os serviços que são prestados pelo Estado e seus órgãos.
Desta forma, acredita-se na urgência do Governo Federal na nomeação de novos servidores federais para desafogar o número de trabalho. Em junho de 2023, cerca de 16 órgãos estão na cota de concurso federais.
Portanto, existem cerca 3.026 vagas, sendo 2.480 para novos concursos e 546 para concursos em andamento. Logo, depois de todas essas atribuições, o MGI anunciou a organização de uma competição nacional única.
Portanto, o objetivo é realizar uma prova (conhecimentos gerais e específicos) para diversos órgãos executivos federais. Assim, até 29 de setembro, ministérios e municípios deverão seguir ou não um processo único.
Desta forma, dada a necessidade, existem alguns órgãos que estão mais adiantados do que outros no processo de seleção de banca e que deverão ter o edital de publicação lançado mais rápido do que os demais.
Concursos Previstos 2024
Inscrições, Vagas, Editais Previstos e Notícia.Quais concursos federais vai ter em 2023?
De acordo com as movimentações do Governo Federal, espera-se que até o final de 2024, cerca de 36 concursos serão divulgados. Assim, os cargos são variados e as oportunidades salariais são diversas e super atrativas.
Serão abertas 5.880 vagas em 2023. Dentre elas, concursos para:
- Ministério da Agricultura e Pecuária;
- Ministério da Educação;
- Ministério das Relações Exteriores;
- Ministério de Minas e Energia;
- Ministério do Trabalho, o Ministério da Saúde;
- Ministério da Administração.
Assim, além dos concursos mencionados para 2023, existem outros concursos que os editais serão publicados no primeiro e segundo de 2024 e as nomeações devem ocorrer no mesmo ano:
- CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior),
- CNPQ
- CENSIPAM (Centro de Gestão e Operações de Sistemas de Proteção da Amazônia)
- DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes),
- Fiocruz
- FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)
- INPI
- INMETRO
- INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)
- INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária),
- INEP (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos),
- ICMBio (Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade); e
- Previc (Seguro Nacional de Previdência Complementar).
Portanto, este ano o governo já aprovou compras para o cargo de terceiro secretário de diplomacia do Ministério das Relações Exteriores (30 vagas), além de outras opções:
- Analista, técnico e pesquisador do Ministério da Ciência e Tecnologia (81 vagas);
- Analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Clima (98 vagas);
- 502 vagas em diversos cargos na Funais (Fundação Nacional do Índio).
Assim, é tempo de arregaçar as mangas e caprichar no cronograma de estudos. Acompanhe a lista de concurso públicos divulgados e não deixe de garantir sua vaga e deixar a CLT na gaveta. Bons estudos!