O concurso Ministério da Saúde 2024 está previsto para 2024 e as oportunidades já ganharam o coração de vários estudantes. Portanto, se você tem formação na área e não quer perder essa oportunidade, confira tudo o que você precisa saber sobre o edital logo abaixo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Concurso Ministério da Saúde 2024: edital e requisitos
No segundo semestre de 2023, o próximo certame do Ministério da Saúde foi aprovado. Desta forma, espera-se que cerca de 220 vagas para áreas técnicas sejam distribuídas no próximo edital.
No entanto, o edital não será separado e não haverá um concurso específico para realização da prova. O Ministério é mais um dos órgãos brasileiros que estará presente no próximo CNU – Concurso Nacional Unificado.
Além da participação, a prova foi autorizada conforme publicação no DOU. Assim, o conselho responsável pela organização foi definido, e o órgão manifestou sua participação no certame unificado.
Além disso, o Ministério da Saúde recebeu nova autorização para contratação temporária de 300 cargos administrativos vagos. Assim, os candidatos nomeados terão 4 anos de contrato, que poderá ser renovado por igual prazo.
Portanto, além das 300 vagas de cargos temporários, haverá mais 220 vagas disponibilizadas no próximo edital. Desta forma, 2024 é o ano perfeito para quem atua na área da saúde e está de olho na lista de concursos públicos de 2024.
No entanto, como requisito mínimo, ainda que o cargo seja de nível técnico, há necessidade de que os candidatos tenham formação em nível superior. Assim, é necessário comprovar formação de nível superior.
Desta forma, é importante que na data da inscrição, informe seu grau de titulação e, assim, que tenha o documento comprobatório na data da nomeação. Sem o documento, o candidato não poderá assumir o cargo.
Este é o principal requisito para assumir um dos cargos disponíveis no Ministério da Saúde. Portanto, o Ministério está presente no regulamento do Concurso Unificado, e as provas ocorrerão ainda em março de 2024.
Etapas do certame do Ministério da Saúde
O primeiro passo para preparar o seu cronograma de estudos é compreender que a prova passará por etapas diferentes, que variam de acordo com o cargo pretendido pelo candidato.
Assim, as etapas poderão sofrer alterações de acordo com o cargo pretendido do candidato, da mesma forma como ocorreu na última prova do certame. Os candidatos que concorreram aos cargos de administrador, fizeram 2 etapas.
Já os candidatos que concorreram ao cargo de analista técnico, foram avaliados em prova objetiva, prova discursiva, e também tiverem que concorrer na etapa classificatória eliminatória de títulos.
As provas objetivas do concurso do Ministério da Saúde consistiam nas seguintes:
- Português;
- Raciocínio lógico;
- Informações gerais;
- Conhecimentos específicos.
Os tópicos de conhecimentos específicos variam de acordo com o candidato e a vaga pretendia. Desta forma, a dica é analisar o edital da última prova de 2016, e já inserir os conteúdos em seu cronograma de estudos.
➜ PCI Concursos Sudeste 2024: Inscrições, Vagas, Editais e Apostilas!
Quanto ganha um servidor do Ministério da Saúde?
As médias salariais variam de acordo com o cargo ocupado e também com a titulação do candidato. Assim, quanto maior for a sua titulação, maior será o seu salário. O Ministério faz parte dos órgãos com maiores salários de servidores.
No entanto, as médias chegam a R$ 6.787 mensal. No entanto, há servidores que já atingiram a marca de R$ 10.914,00 mensais. Desta forma, o concurso é muito atrativo e os salários e os benefícios são bem vantajosos.
A banca do certame não está definida. Assim, espera-se pela publicação do edital em dezembro de 2023. Além do mais, espera-se pela aplicação das provas em março de 2024.