Moleza! 7 concursos para quem não passou na OAB em 2023

Muito se engana quem pensa que está tudo acabado com a reprovação na prova da OAB: há pelo menos uma lista extensa de concurso para quem não tem OAB, que pode te ajudar nesse processo de continuar e estudando, enquanto procura seu local no mercado de trabalho jurídico. Confira mais logo abaixo.

Estudante realizada redação de concurso público com caneta azul e papel
Fonte: Reprodução/Freepik

Quem não tem OAB pode fazer concurso?

Antes de dar exemplos dos mais diversos certames públicos, é importante notar que tais avaliações públicas possuem requisitos que extinguem a necessidade de OAB, mas que precisam estar expressamente definido no edital.

O edital é o principal documento sobre indica aos candidatos quais regras e requisitos deverão estar presentes tanto nas etapas do concurso, quanto aos requisitos subjetivos de cada candidato.

Portanto, entenda que você deve estar atento ao edital, antes mesmo de elaborar seu cronograma de estudos. Assim, esse é o primeiro passo para quem pretende candidatar-se a um certame na área do direito ou em qualquer outra área.

Estudante faz prova de concurso público com papel e caneta
Fonte: Reprodução/Freepik

As informações sobre a necessidade de um OAB geralmente são fornecidas também no edital. No entanto, corriqueiramente, os estudantes que já realizam concursos públicos já estão familiarizados com os editais que pedem ou não.

Outro fator importante a destacar é que a maioria dos concursos, independentemente de haver ou não inscrição na OAB, costumam exigir um mínimo de experiência comprovada na área.

oportunidades

Concurso IBAMA 2024

Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Data.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Para entender melhor há quanto tempo e como essa atividade é comprovada, procure informações em editais, sites sobre provas públicas ou mesmo nos órgãos para os quais a compra é realizada, além de artigos sobre o assunto.

Prova de concurso público com caneta
Fonte: Reprodução/Freepik

Assim, o bacharelado em direito costuma ser o requisito necessário, em face da carteira da Ordem. Além do mais, existem inúmeros editais que permitem que o candidatado tenha o título, mas atue em área diferente.

Caso o objeto de interesse não necessariamente seja atuar nesta área, mas sim conquistar uma vaga em cargo público, então existem muito mais opções de concursos públicos do que você imagina.

oportunidades

Concurso Receita Federal 2024

Inscrições, Vagas, Apostilas e Edital.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Lista de concursos que não pedem OAB

Muitos candidatos se assustam quando veem a lista de concursos federais e oportunidades para quem deseja ser concursado, ou não passou na OAB mas não quer deixar de atuar na área, ou fora dela.

Portanto, para lhe ajudar nesta caminhada, confira a lista de concursos disponíveis para bacharéis em direito, que não pedem OAB. Assim, alguns deles solicitam experiência na área, e outros não. Logo, tudo depende do edital:

Aluna faz avaliação de concurso público com prova e caneta
Fonte: Reprodução/Freepik

Veja lista de concurso para quem não tem OAB:

  1. Concursos para magistratura estadual ou federal;
  2. Concursos para Delegados Estaduais ou Delegados Federais, tanto as polícias militares, quanto civis, penais e administrativas;
  3. Concursos para soldados, cabos, sargentos e outros cargos das Polícias Civis, Militares, Federais, Penais e Administrativas;
  4. Concurso para Defensor Público;
  5. Concurso para cargos de assessoria e para analista, seja do Tribunal de Justiça, seja do Ministério Público;
  6. Concursos da Receita Federal: cargos de auditor não pedem OAB.
  7. Concursos para Escrivão ou Oficial: ambos os cargos, independente da polícia, não pedem OAB dos candidatos.
  8. Concursos para Diplomata: o cargo de diplomacia exige formação na escola especial, mas não inscrição na OAB Nacional.
  9. Concursos para os demais cargos do Tribunal de Justiça: cargos de técnico e oficial não querem OAB. O mesmo vale para o cargo de técnico do TRE.
  10. Concurso para demais cargos do Ministério Público: os cargos de promotor de justiça não solicitam aprovação na OAB, nem cadastro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.