Concurso STF 2024: Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Data

O Concurso STF 2024 está com edital previsto. Portanto, 2024 é o ano para os concurseiros deixarem de ser estudantes e se tornarem servidores públicos federais. Assim, para garantir uma aprovação sem sufoco, leia o texto abaixo e saiba as melhores técnicas de estudo para o Concurso STF 2024.

Concurso STF 2024
Fonte: JOTA

Concurso STF 2024

Sempre que ocorre a troca de um governo, como houve a alteração do governo Bolsonaro para o governo Lula, ao menos 3 cargos são preenchidos no Supremo Tribunal Federal – STF.

Assim, essas alterações ocorrem porque tais lugares são preenchidos por juristas de confiança e indicação do presidente. No entanto, o que muitos nunca repararam é que a Corte Suprema não é composto somente por ministros.

Logo, outras vagas disponíveis serão preenchidas por demais servidores quando aprovados em concurso público. A novidade é que a LOA 2023 já previu orçamento específico para a realização de mais um concurso no STF.

Concurso STF 2024
Fonte: Poder 360

Em 2023, a nomeação dos 3 novos ministros ocorreu por intermédio da Carta de Nomeação Federal, assinada pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, e posteriormente divulgada em Janeiro do mesmo ano.

Concurso STJ 2024

Edital, Datas, Inscrições e Apostilas,

Assim, o Senado Federal aprovou a PL n.º 2.44, que regulamenta os vencimentos dos servidores judiciários. Em razão disto, muitos concurseiros já estavam de olho no concurso, para garantir a vaga como servidor e ossalários mais altos.

A emenda (PL mencionada acima) incluiu o Supremo Tribunal Federal. O valor vai se ajustando gradativamente, 6% em fevereiro de 2023, 6% em fevereiro de 2024 e 6,13% em fevereiro de 2025.

Fonte: Reprodução Carta Capital | Google Imagens

Ou seja, além dos altos salários dos servidores, os mesmo possuem progressão: aumentam de acordo com o ano e o tempo de serviço também, possuindo como bônus à estabilidade própria dos servidores públicos federais.

O último concurso público do STF foi em 2013, quando surgiram ofertas e vagas  para técnicos e analistas. Assim, espera-se que o próximo concurso também possua vagas semelhantes, mas com maior número de cargos vagos.


Inscrições, Editais e Cronograma de Estudos

A banca responsável pela realização do concurso ainda está em definição. Portanto, o primeiro passo é aguardar a publicação da escolha da banca realizadora e efetuar a leitura do edital, pós divulgação do mesmo.

No entanto, é possível preparar um cronograma de estudos já, haja vista que o edital é previsto e certo, no entanto, aguarda-se publicação da banca. Por isso, separamos as melhores informações para garantir o seu preparo à prova.

Concurso STF 2024
Fonte: Gran Cursos Online

O último concurso foi definido por meio de provas objetivas e discursivas, com características exclusivas e categóricas da última notificação do órgão público. Portanto, os estudante possuem têm 4 horas e 30 minutos para finalizar a prova.

Conheça as novas oportunidades para o Concurso Defensoria Pública da União 2024.

A prova objetiva contém 120 questões, sendo 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos profissionais. Normalmente, as provas são aplicadas nas capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Quanto à classificação, os indicadores (conforme previsão do último edital), serão dispostos conforme as seguintes regras:

  1. Pontuação igual ou superior a 10,00 pontos no Teste Objetivo de Conhecimentos Básicos;
  2. Pontuação superior a 21,00 em prova objetiva de conhecimentos específicos; e
  3. Pontuação acima de 36,00 em todos os testes objetivos.

Quais matérias cobradas

Assim, analisando o último edital publicado, sabe-se que o candidato deverá, ao mínimo, possuir domínio nas seguintes áreas:

  1. Português;
  2. Raciocínio lógico;
  3. Língua Estrangeira – inglês;
  4. Conceitos básicos de computação
  5. Noções de Direito Constitucional;
  6. Regulamentos administrativos;
  7. Legislação específica;
  8. Estatuto do STF;
  9. Conhecimento específico do local de trabalho.

Além dos conteúdos mencionados acima, o candidato deverá compreender a matéria aos casos práticos: tais conteúdos estarão presentes na segunda fase da avaliação.

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.