Concurseiro, está de olho no Concurso TRE SE 2024? 2024 é o ano do concurso unificado e diante de tantas vagas, porque não tornar o ano da sua aprovação também? Separamos um artigo específico comentando as movimentações do concursos as vagas do Concurso TRE SE 2024 para o Sergipe.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Concurso TRE SE 2024
Não diferente da grande maioria dos Tribunais Eleitorais do Brasil, o TRE SE também está na fila de mais um dos órgãos que aderiu a realidade do Concurso Unificado, que será realizado entre novembro de 2023 e o primeiro semestre de 2024.
O novo certame do TRE SE será realizada de forma unificada com os demais TSEs e TREs de todo o país. Dessa forma, vários órgão participarão do próximo concurso, que deverá nomear mais de 200 candidatos somente em 2024.
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe confirmou que aderiu ao concurso unificado e, desta forma, os candidatos devem esperar pela presença no Sergipe na lista de vagas divulgadas para o próximo concurso.
Para os concurseiros mais atentos, desde 2022 o TRE SE se movimenta pela realização de um novo concurso, sobretudo em razão de vagas desocupadas tanto para os cargos de analistas, quanto para cargos técnicos.
Atualmente existem 4 oportunidades de analista somente no TRE SE. Assim, além das vagas abertas, os concurseiros voltam seus olhares ao órgão que também possui salários iniciais altos, que somam mais de R$ 13.000,00 mensais.
Não diferente dos demais, o último concurso para Sergipe foi em 2015. Na época, haviam 11 vagas imediatas disponíveis para analistas e técnicos forenses. Ou seja, há 8 anos o órgão acumula cargos vagos, aposentadorias, dentre outros.
Edital, Inscrições e Vagas
Dentre as vagas previstas em edital, destaca-se que o concurso 23/24 terá vagas tanto para os cargos de analista, quanto para os cargos de técnico, nível superior e nível médio, respectivamente.
- Analista Judiciário: Diploma ou certificado de curso de graduação específica, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Possuirá jornada de trabalho de 40 horas semanais (não trabalha aos sábados).
- Técnico Judiciário: Diploma ou certificado que demonstre que o candidato concluiu o Ensino Médio. Assim, o mesmo deverá ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Possuirá carga de trabalho de 40 horas semanais, sendo vedado o trabalho aos sábados.
Assim, além dos cargos mencionados, cada candidato aprovado será responsável pela atuação em uma área específica do direito. Portanto, espera-se que mesmo para os cargos de técnico, hajam disciplinas de noções de direito.
- Área judiciária: compreende os serviços realizados privativamente por bacharéis em Direito, abrangendo processamento de feitos, execução de mandados, análise e pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência nos vários ramos do Direito, bem como elaboração de pareceres jurídicos.
- Área de apoio especializado: compreende os serviços para a execução. Para tal, o candidato comprovará título + registro no órgão fiscalizador do exercício da profissão. Assim, também será possível comprovar através de demonstração de domínio de habilidades específicas, a critério da administração.
- Área administrativa: serviços de RH, arquivologia, licitações e contratos, orçamento e controle financeiro, auditoria, além de transporte e outras atividades complementares de apoio administrativo, dentre outros.
Assim, para realizar sua inscrição, acesse o link direto do site do TRE SE e confira o edital, as demais vagas disponíveis, além das datas para realização do concurso, e disciplinas cobradas.
Apostilas e cronograma de estudos
Analisando o último concurso realizado, espera-se que o edital unificado apresente a mesma estrutura de prova ou, se não, estrutura semelhante. Assim, separamos os principais tópicos para você introduzir no seu cronograma:
- Teste Objetivo: exclusivo e categórico por natureza e consiste em questões objetivas de múltipla escolha com cinco opções cada. Assim, os candidatos foram avaliados por tópicos: Gramática portuguesa e explicação de texto, Desempenho do computador, Normas aplicáveis aos serviços públicos federais, Regulamento do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe conhecimento específico teste de fala.
- Segunda Fase: candidatos ao cargo de Analista Jurídico (Áreas Judicial e Administrativa – tópicos mencionados anteriormente) também passam por prova oral e são avaliados com base em: processamento do assunto, Habilidade analítica e senso crítico pertinentes ao tema proposto; Coerência dos argumentos, clareza e coerência na série.
Portanto, para garantir sua aprovação no grande dia, consulte as apostilas abaixo e os cursos preparatório separados pela Concurso Públicos 2024, e inicie seus estudos hoje mesmo. Bons estudos, a vaga é sua!
- Preparatório Estratégia Concursos: acesse o link.
- Preparatório com Apostilas Cers: acesse o link.