Concurso TRF3 2024: Inscrições, Cargos e Abertura de Edital

O concurso TRF3 2024 terá suas próximas nomeações em 2024. Portanto, se seu sonho é ser nomeado como servidor público federal ainda neste ano, as oportunidades são imensas e quem sabe uma das vagas disponíveis não será sua. Assim, confira tudo o que você precisa saber abaixo.

Estudante revisa matéria de concurso com caneta, computador e uma xícara de café
Fonte: Reprodução/Freepik

Andamento concurso TRF3 2024

O Tribunal Regional Federal da 3ª região também faz parte da lista de concursos públicos de 2024 e as nomeações também estão previstas para o mesmo ano. Portanto, as oportunidades estão abertas.

O concurso do TRF3 foi publicado no segundo semestre de 2023, com provas realizadas entre 2023 e o primeiro semestre de 2024. Espera-se, então, que até o final do ano, os candidatos aprovados já tenham sido nomeados.

Aluno revisa conteúdo de prova em biblioteca, com caderno, vade mecum e caneta.
Fonte: Reprodução/Freepik

De acordo com as informações divulgadas pelo Diário Oficial, são oferecidas 21 vagas no edital e outros candidatos terão seus nomes no Cadastro Reserva, tanto para os cargos de analista jurídico e técnico.

Há oportunidades no ensino superior, onde o salário inicial varia de R$ 8.046,84 a R$ 13.202,62. Portanto, os cargos de nível médio e superior, se destacam pelos salários elevadíssimos.

Todas as inscrições, editais e demais informações estão disponíveis no site da Vunesp, que é a banca responsável pela realização do concurso. Assim, durante a etapa de preparação e organizada do cronograma de estudos, considere a banca.

10 concursos de nível técnico para ficar de olho em 2024.

mais buscados

Concurso ANVISA 2024

Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Requisitos e cargos do TRF3

Cada requisito do concurso possui informações diferentes, de acordo com o cargo específico, e também com a finalidade de cada uma das responsabilidades e do grau de estudo do candidato.

Lista de cargos, vagas e salários concurso TF3 2024
Fonte: Gran Cursos Online | Edital TRF3

Para os cargos de técnico, o edital define que os candidatos tenham finalizado o ensino médio. Assim, o candidato deverá comprovar seu grau de estudo através de diploma ou certificado de conclusão.

Todos os certificados precisam ser credenciados pelo MEC. Assim, o credenciamento é responsável por garantir grau de veracidade ao documento apresentado.

  1. Vagas para Técnico Judiciário (Administrativo):  formação no ensino médio + carteira Nacional de Habilitação (CNH “B”);
  2. Vagas para Técnico Judiciário (Apoio Especializado): Enfermagem e Segurança do Trabalho, com comprovação de no mínimo, 2 (dois) anos de experiência profissional.

Para o nível médio, também estão disponíveis vagas para os cargos de Analista, conforme se analisa pela lista abaixo:

  1. Analista Judiciário e suas especializações: administração, arquivologia, arquitetura, contadoria, arquivologia, enfermagem, engenharia civil, elétrica e mecânica, estatística, informática e medicina, psiquiatria, psicologia e serviço social, avaliador federal e judiciário.
oportunidades

Concurso IBAMA 2024

Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Data.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Etapas da prova TRF3

O certame para o concurso público consiste nas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva de Múltipla Escolha: etapa eliminatória e classificatória, para todos os cargos específicos;
  • Prova discursiva: esta etapa também é classificatória eliminatória, para todos os cargos;
  • Prova de capacidade física prática: de caráter eliminatório, especializada para os cargos de segurança.

Assim, tantos as provas objetiva quanto a discursiva ocorrerão conjuntamente. Portanto, muita atenção na hora da preparação do seu cronograma. Ser aprovado em concurso pode ficar mais fácil com essa dica.

Lista de cargos disponíveis concurso TRF3 2024
Fonte: Reprodução Edital TRF3

Portanto, lembre-se que as etapas fazem parte do processo de nomeação. Além disso, certifique que o seu diploma ou certificado de conclusão de curso ou ensino médio, estará em suas mãos no momento da nomeação.

A etapa de estudar para um concurso público nem sempre é simples, e exigirá muito de você. Então, centralize-se nesse momento e entenda que é apenas uma fase e que, logo, sua aprovação chegará.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.