O concurso unificado federal oferta 6.590 vagas no governo e as inscrições estão mais próximas do que você imagina. Portanto, que tal transformar o ano de 2024 como o ano que você abandonou a CLT? Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o concurso e sobre como garantir a sua vaga.
Concurso unificado federal oferta 6.590 vagas no governo
Trabalhar para o Governo Federal com certeza é uma das maiores vantagens quando o assunto é salário, estabilidade e oportunidades em todas as áreas e locais do país.
Isso ocorre porque o Governo Federal possui vários órgãos que estão ligados à Administração Pública (direta ou indireta), o que aumenta o número de vagas disponíveis para áreas e instituições diferentes.
Pensando em todos órgãos os públicos, o Governo Federal planeja o próximo concurso unificado, ou seja, a realização de uma prova, com vagas e cargos para várias instituições: mesmo edital, muitas vagas e nomeações próximas.
Para o ano de 2024, serão oferecidas cerca de 6.590 vagas, em diversas oportunidades e instituições, com salários de arregalar os olhos. Assim, haverá apenas um edital, mas vários órgãos aderiram.
Desta forma, cerca de 20 instituições já aderiram ao próximo concurso unificado, que se organizam conjuntamente para cumprir as atribuições de órgãos e unidades administrativas federais diretas, autônomas e indiretas.
Apesar da organização ocorrer no mesmo edital, as provas ocorrerão em cerca de 180 cidades diferentes, espalhadas em vários municípios de todos os estados do país. Assim, os candidatos de várias localidades terão a mesma oportunidade.
O concurso, sendo unificado, traz vantagens econômicas e menores custos de organização, além do facto de o processo poder ser aplicado a mais de cidades , o que aumenta as chances de participação dos candidatos.
Disposições para o próximo concurso unificado 2024
Agora que você já sabe o número de vagas disponíveis, já se questionou sobre a intenção do Governo Federal em disponibilizar tantas vagas? Pense em dois fatores:
- Como se realizada um concurso público? Há várias etapas, mas a primeira é a autorização e liberação de verba. Portanto, para facilitar, o Governo realiza apenas um concurso, e não é necessário aguardar por autorizações específicas para cada órgão. Assim, ao invés de haver 20 autorizações, há apenas uma.
- Todo mundo pode participar? Claro! A maioria das vagas disponíveis é de nível superior ou técnico. No entanto, há oportunidades para nível médio também. Além disso, há provas em vários locais do Brasil, facilitando a participação de vários candidatos.
Segundo a ministra, todos deveriam ter o direito de participar na competição, por isso tivemos a ideia de que é necessário aumentar o número de cidades onde a competição acontece.
A oportunidade é perfeita para é diminuir a quantidade de burocracia dos próximos concursos públicos de 2024. Caso tenha gostado do certame, lembre-se que as inscrições se iniciam em dezembro de 2023.
De acordo com o cronograma divulgado pela União, a publicação do documento ocorre ainda em dezembro (dia 20), e a data provável para a realização dos testes é 25 de fevereiro de 2024.
- Os resultados da prova saem em maio de 2024.
A previsão de início das atividades e da nomeação dos candidatos aprovados é para agosto do próximo ano (2024). Assim, com certeza é o ano perfeito para ser aprovado.
Além do mais, alguns órgãos organizam treinamentos após a divulgação dos resultados da etapa única. Portanto, as etapas são variáveis, de acordo com a necessidade do cargo e das atividades desenvolvidas