Gabarito IBGE 2023: Quantas você acertou? Veja resultado

Você fez o concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e está ansioso pelo gabarito IBGE 2023? Além do gabarito, confira abaixo quantas questões você acertou e como funciona o processo de solicitação de recurso em concurso público. Portanto, confira tudo o que você precisa saber abaixo.

3 estudantes concurso IBGE em biblioteca
Fonte: Reprodução/Freepik

Concurso IBGE 2023

 

No dia 17 de setembro de 2023, a primeira fase do concurso do IBGE foi realizado. Na oportunidade, inúmeros candidatos compareceram e realizaram a prova, composta por questões de múltipla escolha.

Atualmente, os concurseiros concorrem a cerca de 6.750 vagas, distribuídas pelo edital em cargos diversos e vagas abertas. Assim, os aprovados atuarão diretamente no levantamento do Senso.

Senhor estuda com lápis, tablet e caderno para concurso IBGE 2023
Fonte: Reprodução/Freepik

Gabarito IBGE 2023

Ao todo, 4 provas diferentes foram distribuídas. Assim, elas variam de acordo com o cargo e também com a cor da prova. Portanto, e você está com sua prova em mãos, confira o gabarito de acordo com a identificação:

Cheque os gabaritos acima e verifique com base nas respostas que você assinalou na prova. Assim, caso você não concorde com o gabarito, é hora de pensar no recurso ou esperar pelo gabarito oficial.

Entenda, nesta altura do campeonato, que entrar com recurso é uma etapa normal e comum e todo concurso público. Desta forma, paciência e perseverança são a chave da aprovação.

mais buscados

Concurso ANVISA 2024

Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Qual a diferença entre gabarito preliminar e gabarito oficial?

Caso você seja novo no mundo dos concursos, saiba que existe uma diferença significativa entre os dois tipos de gabarito que irão divulgados. Portanto, não se assuste quando vir 2 gabaritos com respostas possivelmente diferentes.

Assim, o chamado gabarito provisório ou preliminar é o primeiro divulgado, o que ocorre alguns dias após a realização dos exames e mostrará todas as respostas corretas esperadas pela banca organizadora do certame do concurso do IBGE.

Sala de aula com estudantes fazendo anotações em cadernos, tablets e computadores
Fonte: Reprodução/Freepik

Após esse lançamento, as pessoas terão tempo para registrar reclamações, que são chamadas de recursos dentro de uma prova pública. Na oportunidade, assim,  alegam erros e outros problemas na construção da pergunta e/ou resposta.

Depois de analisadas todos os recursos, o instituto que realizou a prova publicará a folha de respostas final ou folha de respostas oficial – gabarito oficial, que deverá em conta as alterações devidas, caso dê provimento às solicitações feitas.


Vale a pena entrar com recurso no concurso IBGE 2023?

Com a divulgação do gabarito preliminar, os candidatos do concurso público terão  apenas 2 dias para interposição de recurso. Desta forma, inicia-se a contagem em setembro e encerra no mesmo mês.

  • Início: 19 de setembro de 2023, às 10h da manhã.
  • Encerramento: 20 de setembro de 2023, às 17h da tarde.
Grupo de estudantes em biblioteca estuda com lápis, cadernos e borrachas para concurso IBGE 2023
Fonte: Reprodução/Freepik

Dessa forma, o procedimento deverá ser feito no site do banco IBFC, banca responsável pela realização desta prova. Assim, não atrase. 1 minuto implica no indeferimento do seu recurso.

Logo, quando candidatos se questionam se vale a pena entrar com recurso ou não, tenha em mente o seguinte: entrar com recurso contra gabarito é parte e etapa padrão, presente em todos as provas públicas.

Asim, emuitos casos, a alteração de gabarito de 1 questão fará com que você ultrapasse 100, 200 ou mais candidatos. Portanto, se você discorda do gabarito, não deixe de correr atrás do seu direito e entre com recurso. Bons estudos! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.