Prova Física do Concurso da PM: Como funciona e Cuidados

Todo concurseiro, que deseja se tornar policial um dia, sabe que a fase de estudos também deve incluir o prepara para a prova física do concurso da PM. A etapa não é impossível e muitos candidatos são aprovados, mas você precisa dominar a prova, e deixar de lado a preguiça de malhar.

Homem prepara-se para iniciar corrida ao ar livre
Fonte: Reprodução/Pinterest

Como é a prova física do concurso da PM?

Além dos testes de conhecimento, um teste de aptidão física, também conhecido como TAF,  também faz parte do rol de etapas de um concurso para se tornar um policial militar.

Assim, cada uma dessas etapas será realizada na Escola de Educação Esportiva, própria da Polícia Militar, onde o candidato atuará no futuro. Portanto, a primeira dica é lembrar que a prova tem caráter classificatório eliminatório.

Para participar do teste de aptidão física, o candidato deverá apresentar atestado de saúde emitido por instituição de saúde pública ou privada, comprovando que está apto a realizar os testes físicos.

Concurso Polícia Rodoviária Federal 2024: Edital, Inscrição e Vagas.

Assim, lá vai a segunda dica: o atentado deverá ter sido emitido com o prazo máximo de 5 dias antes da realização da prova. Desta forma, atestados mais antigos impedem o candidato de ser avaliado.

TAF da PM

Agora que você já sabe as duas primeiras dicas, confira a relação de exercícios por candidato:

  1. Teste de flexão e extensão de cotovelo (para homens na barra e para mulheres isométricos em barra fixa);
  2. Resistência abdominal;
  3. Corrida de 50m; 
  4. Corrida de 12 minutos.

Portanto, lembre-se que cada uma das execuções destes exercícios é avaliado com pontuações que variam entre 20 e 100 pontos. A pontuação não difere de candidatos masculinos para candidatos femininos.

Para a aprovação, homens e mulheres devem atingir a pontuação mínima de 20 pontos em cada etapa, além de 201 pontos totais, tomando todas as etapas. Ou seja, é hora de focar na sua preparação física para fazer o máximo de pontos.

Homem e mulher correm na beira da praia para se preparar para TAF
Fonte: Reprodução/Pinterest

Lembre-se também das provas de corridas. Atenção máxima ao seu calçado. Opte por um tênis próprio de corrida, e que você já está acostumado. Nada de sapatos novos ou roupas novas durante esta etapa. Assim, você evita surpresas na prova física do concurso da PM.

Vale dizer que além dessa oportunidade, o concurso Polícia Penal 2024 está com excelentes oportunidades para os concurseiros de plantão. Vale a pena conferir!

Concurso Receita Federal 2024

Inscrições, Vagas, Apostilas e Edital.

Quantos reprovam no TAF da PM?

Somente nos anos de 2022 e 2023, vários concurso públicos para PM estava com editais abertos no Brasil. Desta forma, vários candidatos realizaram a prova e, infelizmente, foram reprovados por alguns fatores.

Todos os candidatos do Soldado PM SP 2022, por exemplo, passaram pelo exame físico. Portanto, por mais complexa que se constitua a etapa, sem ela, não há como se tornar um militar.

  • Em 2021, 55.65% dos candidatos reprovados (etapa com 14 mil candidatos convocados).
  • Em 2022, 55.96% dos candidatos reprovados (etapa com 12 mil candidatos convocados).
Mulher amarra tênis branco para correr
Fonte: Reprodução/Pinterest

Assim, nota-se que a média de reprovações foi quase a mesma, com menos de 1% de variação de certame para certame. Mas o que será que justifica uma taxa de 50% de reprovação?

O que muitos candidatos não sabem é que existem pontos específicos da prova que todos devem tomar cuidado. Na maioria dos casos, o candidato não se atenta aos detalhes do concurso, e acaba reprovado.

mais aguardados

Concurso IBAMA 2024

Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Data.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Detalhes e cuidados com a prova física do concurso da PM

Antes mesmo de realizar sua inscrição para o concurso, lembre-se que a etapa de aptidão física deve estar presente na sua preparação. Sem ela, é impossível se tornar um PM. Assim, para lhe ajudar, confira algumas dicas valiosas:

  1. Procure um médico especialista ou treinar especializado para lhe ajudar durante esse processo.
  2. Nunca inicie seu treino sem um bom alongamento. Assim você evita se machucar.
  3. Flexões e barra fixa devem se tornar seus melhores amigos. Não tenha preguiça e procure se aprimorar pra realizar o máximo possível no dia.
  4. Simule o dia da prova: separe um dia da semana ou a cada 15 dias e faça todos os exercícios da prova. Assim, você irá para o grande dia super preparado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.