O concurso Ministério da Economia 2024 pode estar mais perto do que você imagina. Se tornar um servidor público federal é o sonho de muitos brasileiros, o que se torna possível ainda neste ano com um bom cronograma de estudos. Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o concurso.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Vai ter concurso Ministério da Economia 2024?
Não é por falta de vagas que o concurso do Ministério da Economia não irá acontecer. Atualmente, o órgão possui um número muito expressivo de vagas abertas e, por conta disso, candidatos aguardam ansiosos pelo edital.
De acordo com a relação especialidade/vaga, publicado no último edital em 2022, há cargos vagos esperando por nomeação de candidatos de vários níveis e formações. Portanto, confira a lista abaixo e se prepare:
- Cargos de Analista de Negócios 1A: cerca de 30 vagas disponíveis, com exigência de bacharelado em Administração, Contabilidade, Economia ou Direito.
- Cargos de Analista de Negócios 1B: cerca de 10 vagas disponíveis, com exigência de bacharelado em Administração, Contabilidade, Economia ou Direito. Assim, o cargo possui um leque maior de responsabilidades.
- Cargos de Analista Técnico de Demandas: cerca de 145 vagas disponíveis, com exigência de bacharelado em Direito. Desta forma, para este cargo específico, o candidato atuará com demandas judiciais, de controle e previdenciárias também.
- Cargos de Técnicos em Atividades Previdenciárias e de apoio: cerca de 115 vagas disponíveis. Desta forma, as exigências para este cargo em específico é bacharelado em Direito, Administração ou outros cursos correlacionados.
Portanto, estas são as principais características que os candidatos que pretendem realizar o concurso federal devem observar. No entanto, há outras características que precisam ser observadas.
O último edital publicado foi em 2022 e, na oportunidade, a banca de seleção decidiu pelo cancelamento do concurso. Ao final do período governamental de Bolsonaro, a justificativa foi pelo interesse público pelo cancelamento.
Desta forma, todos os candidatos que estavam aguardando o concurso, tiveram que interromper seus estudos pela falta de direcionamento da banca: e assim segue até o presente ano de 2024.
Assim, o Ministério da Economia não faz parte da lista de concursos públicos de 2024, pois o órgão ainda não se manifestou pela realização, ainda que o anterior esteja interrompido. O mesmo não retomou em 2023 e não em 2024.
Por que um concurso é cancelado?
Existem inúmeros fatores que cooperam para o cancelamento de um concurso público, independe de sua esfera. Assim, dentre os principais, certamente o interesse público e as suspeitas de fraudes são as principais causas.
Caso seja detectada qualquer forma de fraude ou comportamento ilícito durante o certame, os próprios candidatos poderão apresentar reclamação, outro órgão público, magistrados ou por manifestação da banca.
Outro cenário muito comum é quando os candidatos organizam uma petição ao Ministério Público (MP) para uma ação civil pública (ACP) destinada a contestar uma posição fraudulenta.
Assim, o processo de cancelamento de um concurso é permitido, independe da fase ou de seu andamento. Desta forma, ainda que você esteja em processo de preparação, fique atento à possibilidade.
Uma boa dica, nesses casos, é já migrar os seus estudos para provas sem OAB, ou outros requisitos mais fáceis de passar. Em geral, a fraude é a causa mais comum, mas outras circunstâncias podem causar o cancelamento:
- Divulgação de provas e formulários;
- Existem erros no edital;
- Há vazamento do gabarito antes da prova;
- Violações do teste de aptidão física (TAF);
- Negligencia à inspeção entre outras coisas;
- Interesse Público.
Assim, nota-se que há possibilidades infinitas e os concursos públicos passam pelo processo de deliberação e sua fraude, falha, vazamento ou outros fatores, podem levar à anulação temporária ou definitiva.