Concurso Ministério da Economia 2024: Edital e Inscrição

O concurso Ministério da Economia 2024 pode estar mais perto do que você imagina. Se tornar um servidor público federal é o sonho de muitos brasileiros, o que se torna possível ainda neste ano com um bom cronograma de estudos. Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o concurso.

Aluna faz prova de matemática concurso público com folha e lápis
Fonte: Reprodução/Freepik

Vai ter concurso Ministério da Economia 2024?

Não é por falta de vagas que o concurso do Ministério da Economia não irá acontecer. Atualmente, o órgão possui um número muito expressivo de vagas abertas e, por conta disso, candidatos aguardam ansiosos pelo edital.

De acordo com a relação especialidade/vaga, publicado no último edital em 2022, há cargos vagos esperando por nomeação de candidatos de vários níveis e formações. Portanto, confira a lista abaixo e se prepare:

  1. Cargos de Analista de Negócios 1A: cerca de 30 vagas disponíveis, com exigência de bacharelado em Administração, Contabilidade, Economia ou Direito.
  2. Cargos de Analista de Negócios 1B: cerca de 10 vagas disponíveis, com exigência de bacharelado em Administração, Contabilidade, Economia ou Direito. Assim, o cargo possui um leque maior de responsabilidades.
  3. Cargos de Analista Técnico de Demandas: cerca de 145 vagas disponíveis, com exigência de bacharelado em Direito. Desta forma, para este cargo específico, o candidato atuará com demandas judiciais, de controle e previdenciárias também.
  4. Cargos de Técnicos em Atividades Previdenciárias e de apoio: cerca de 115 vagas disponíveis. Desta forma, as exigências para este cargo em específico é bacharelado em Direito, Administração ou outros cursos correlacionados.
Aluna usa caderno e caneta para estudar para concurso
Fonte: Reprodução/Freepik

Portanto, estas são as principais características que os candidatos que pretendem realizar o concurso federal devem observar. No entanto, há outras características que precisam ser observadas.

mais buscados

Concurso ANVISA 2024

Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

O último edital publicado foi em 2022 e, na oportunidade, a banca de seleção decidiu pelo cancelamento do concurso. Ao final do período governamental de Bolsonaro, a justificativa foi pelo interesse público pelo cancelamento.

Estudante negra com lápis, tablet e folhas de caderno estudando em biblioteca
Fonte: Reprodução/Freepik

Desta forma, todos os candidatos que estavam aguardando o concurso, tiveram que interromper seus estudos pela falta de direcionamento da banca: e assim segue até o presente ano de 2024.

Assim, o Ministério da Economia não faz parte da lista de concursos públicos de 2024, pois o órgão ainda não se manifestou pela realização, ainda que o anterior esteja interrompido. O mesmo não retomou em 2023 e não em 2024.

oportunidades

Concurso IBAMA 2024

Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Data.
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Por que um concurso é cancelado?

Existem inúmeros fatores que cooperam para o cancelamento de um concurso público, independe de sua esfera. Assim, dentre os principais, certamente o interesse público e as suspeitas de fraudes são as principais causas.

Caso seja detectada qualquer forma de fraude ou comportamento ilícito durante o certame, os próprios candidatos poderão apresentar reclamação, outro órgão público, magistrados ou por manifestação da banca.

Alunas com caderno, lápis e lápis de coloris estudando em sala de aula
Fonte: Reprodução/Freepik

Outro cenário muito comum é quando os candidatos organizam uma petição ao Ministério Público (MP) para uma ação civil pública (ACP) destinada a contestar uma posição fraudulenta.

Assim, o processo de cancelamento de um concurso é permitido, independe da fase ou de seu andamento. Desta forma, ainda que você esteja em processo de preparação, fique atento à possibilidade.

Uma boa dica, nesses casos, é já migrar os seus estudos para provas sem OAB, ou outros requisitos mais fáceis de passar. Em geral, a fraude é a causa mais comum, mas outras circunstâncias podem causar o cancelamento:

  1. Divulgação de provas e formulários;
  2. Existem erros no edital; 
  3. Há vazamento do gabarito antes da prova; 
  4. Violações do teste de aptidão física (TAF);
  5. Negligencia à inspeção entre outras coisas;
  6. Interesse Público. 

Assim, nota-se que há possibilidades infinitas e os concursos públicos passam pelo processo de deliberação e sua fraude, falha, vazamento ou outros fatores, podem levar à anulação temporária ou definitiva.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.