Concurso TRE AL 2024: Edital Aberto, Inscrições, Apostilas e Data

O estado do Alagoas possui algumas vagas abertas para cargos de técnico e analista para o próximo Concurso TRE AL 2024. Assim, o Alagoas é o último estado brasileiros a confirmar sua participação no concurso unificado do TRE. Portanto, para garantir uma dessas vagas, veja sobre Concurso TRE AL 2024.

Concurso TRE AL 2024
Fonte: Google Imagens

Concurso TRE AL 2024

O Tribunal Eleitoral do Estado do Alagoas confirmou o interesse em participar do próximo concurso unificado, organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, cerca de 200 vagas disponíveis estarão presentes no próximo concurso.

Portanto, espera-se que o edital seja publicado entre o final de 2023 e o início logo no primeiro semestre de 2024, uma vez que as vagas estipuladas relacionam-se a cargos vagos dos órgãos estaduais, e não há cadastro reserva.

Concurso TRE AL 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

Desta forma, o certame deverá envolver cerca de 17 estados brasileiros, com a finalidade de adiantar o concurso, evitar e reduzir gastos, além de acelerar o processo de nomeação dos candidatos, que atuarão ao redor do Brasil.

http://Concurso%20TRE%20SE%202024
Concurso

Concurso TRE SE 2024

Edital, Datas, Inscrições e Apostilas
Conferir
Você permanecerá no site atual

Assim, é importante que você saiba o que é um edital unificado, quais suas principais vantagens e o que esperar do próximo concurso do TRE – para 2024, haverá mudanças significativas para o cargo de técnico. Acompanhe abaixo.


Edital Unificado TRE 23/24

O Tribunal Eleitoral de Alagoas é uma das 17 instituições que informaram que estarão presentes no próximo certame unificado, concurso que englobará vários estados brasileiros para aprovação e nomeação de pessoal aos cargos vagos.

Para surpresa dos candidatos, de acordo com o Decreto 502/22, há o dobro de vagas autorizadas, se comparado ao número de cargos vagos (5 cargos). Assim, provável a presença de 10 cargos para o Estado do Alagoas.

  • Cargo de Analista: 8 cargos presentes no próximo concurso.
  • Cargo de Técnico: 2 cargos presentes no próximo concurso.

No entanto, se analisarmos os concurso anteriores, há uma alteração significativa em um dos requisitos e regras para aprovação, no qual os aprovados precisam se atentar para não se surpreender na hora de fazer a inscrição.

O Projeto de Lei 3.662/21 foi promulgado para alterar o nível de formação da profissão de técnico e estabelecer um nível mais elevado de exigência de concurso para os tribunais.

Concurso TRE AL 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Jurídicos e a Ministério Público Federal (Fenajufe), as mudanças na escolaridade melhoram a carreira dos profissionais, pois o trabalho realizado é ​​complexo e importante.

Desta forma, ao analisar o edital, tanto para os cargos de analista quanto para os cargos de técnico, os candidatos precisam ter formação em grau de ensino superior: Direito, Administração, Economia ou outras graduações.

Assim, para o próximo concurso unificado, espera-se que a banca organizadora seja o Cespe/Cebraspe. Portanto, acesse o site da banca e confira o edital publicado com as novas regras.

Como se preparar para o próximo concurso

Para garantir sua aprovação, comece estudando a banca, e o tipo de prova, cobrança e estrutura de avaliação você irá encontrar. Após isso, introduza os conteúdos que estarão presentes em seu cronograma.

Concurso TRE AL 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

A última competição do órgão contou com duas fases da mesma prova: prova objetivo para todas as posições, e a prova discursiva, apenas para cargos de analista. Ou seja, nem todas as etapas serão para todos os candidatos.

Assim, por questão de agilidade, o concurso poderá programar as duas etapas para o mesmo dia. Portanto, em se tratando de um edital unificado, o candidato não precisará deslocar grandes percursos. Basta ir até as cidades disponíveis.

http://Concurso%20TRE%20RR%202024
Concurso

Concurso TRE RR 2024

Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas
Conferir
Você permanecerá no site atual

A primeira fase, conhecida como prova objetiva, consiste em um total de 70 questões de múltipla escolha divididas em Conhecimento Básico e questão de conhecimentos específicos (próprios à atuação do candidato).

A prova para o cargo de Analista tinha duração máxima de 4 horas e 30 minutos, enquanto a prova para o cargo de Técnico era de 4 horas. Assim, espera-se que em 2023/2024, os candidatos possuam o mesmo tempo de prova.

Portanto, para garantir sua aprovação, a Concursos Públicos 2024 separou uma lista com os principais cursos preparatórios para te ajudar nessa etapa. Bons estudos e rumo à aprovação!

https://www.youtube.com/watch?v=xFeZzZbj3VE
 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.