Concurso TRE PE 2024: Inscrições, Edital, Apostilas e Regras

Mais um órgão notificou seu desejo de participar do concurso unificado do TRE em 2024. O Concurso TRE PE 2024 está com movimentações para a próxima nomeação de candidatos aos cargos vagos. Portanto, se o concurso está no seu radar de concursos, fique atento e veja tudo sobre o Concurso TRE PE 2024.

Concurso TRE PE 2024
Fonte: TRE PE

Concurso TRE PE 2024

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco confirmou que participará da nova competição eleitoral unificada prevista para 2023. Assim, os candidatos deverão acessar o edital da prova em poucos dias.

No entanto, diferente dos demais órgãos, o Tribunal ainda não revelou quantas vagas estarão disponíveis no próximo concurso. Portanto, espera-se que a intensão seja ao menos cobrir o quadro de vagas sem servidores.

Desta forma, cabe uma rápida análise das vagas que estão disponíveis no órgão e que, certamente, encontrar-se-ão no concurso ainda em 23/24:

  • Cargo Técnico Judiciário Administrativo: 4 cadeiras vagas. 
  • Cargo Técnico Judiciário – programação de sistemas: 3 cadeiras vagas;
  • Analista Jurídico – Área Jurídica: 1 cadeira vaga;
  • Analista Jurídico – Análise de Sistemas Especialidade: 1 cadeira vaga.
Concurso TRE PE 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

Com exceção dos paralegais com especialidades de programação de sistemas, todos os outros cargos permanecem ativos até meados de 2023. Assim, espera-se que os mesmos cargos sejam vistos no próximo edital TRE.

Informamos sobre as atuais vagas, mas confirmamos que ainda existe concurso válido (para o cargo de Analista Forense, até 11 de junho de 2023, e para o de Técnico Forense, até 2 de julho de 2023) – posicionou-se o Tribunal (link da matéria). 

Além disso, o Edital de vacância é lançado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Tribunal Territorial (TRE) que manifestem interesse em preencher a vaga. Ou seja, para disposição de novas vagas, o concurso anterior precisa “vencer”.

http://Concurso%20TRE%20SE%202024
Concurso

Concurso TRE SE 2024

Edital, Datas, Inscrições e Apostilas
Conferir
Você permanecerá no site atual

Edital e Inscrições do concurso TRE PE 2024

Além do Estado de Pernambuco, 17 tribunais eleitorais confirmaram oficialmente sua participação na seleção. Assim, para acompanhar a lista completa, acesse o site a Concursos Públicos 2024 e fique por dentro do quadro de vagas de cada um.

  • Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Rio Grande do Sul, Maranhão, Paraná, Distrito Federal e Rondônia.
Concurso TRE PE 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

No certame anterior, os candidatos só podiam se inscrever em um dos cursos disponíveis, ou seja, travando um concurso bem mais limitado. Portanto, resta saber se essa estrutura será mantida na próxima ordem executiva.

Em se tratando de edital unificado, todos os órgãos mencionados acima estarão e terão suas vagas disponíveis em um mesmo edital. Dessa forma, fala-se de um único concurso para vagas do mesmo tribunal, mas de regiões diferentes.

Mudanças para o próximo concurso

Em dezembro do ano passado, a Lei nº 14.456/2022, que define as condições de admissão ao cargo de assistente jurídico. Com base nisso, os requisitos para a nova escola devem ser aplicados à próxima disputa judicial federal.

Concurso TRE PE 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

Como os Tribunais de Justiça Eleitorais fazem parte do sistema de justiça federal, a classe alta deve ser mandatada sob a jurisdição uniforme do TRE. A menos que o Tribunal Federal (STF) tenha declarado a lei inconstitucional antes da declaração.

http://Concurso%20TRE%20RR%202024
Concurso

Concurso TRE RR 2024

Inscrições, Vagas, Edital e Apostilas
Conferir
Você permanecerá no site atual

Espera-se que a nova Competição Judiciária Eleitoral Unificada ofereça oportunidades para cargos de paralegal e analista jurídico. Agora eles estão no mais alto nível.

O presidente aprovou a Lei 14.523/2023, que regulamenta a remuneração dos servidores da Justiça Federal. A partir de fevereiro de 2023, haverá um aumento de 6%. Ou seja, muitas mudanças para o próximo concurso TRE.

Para garantir sua aprovação no certame, uma boa dica é acessar cursos preparatórios específicos, com apostilas, sobre o concurso TRE que lhe garantirá maior segurança para o dia da prova. Bons estudos! 

https://www.youtube.com/watch?v=BlD2CIaktG0

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

João Lucas
João é produtor de conteúdo online especialista no universo de concursos públicos desde 2016 onde vem trazendo informações sobre os principais concursos em aberto e as melhores dicas de aprovação do mercado. Com o seu conhecimento e experiência, João traz para o portal Concursos Públicos 2024, artigos atualizados e confiáveis para todos os nossos leitores.